Com apoio do Governo do Estado, empresa pode chegar a produzir 1 milhão de ovos por dia, no Maranhão

(Foto: Arthur Costa)

A Ovos Pleno, do Grupo Agronor Alimentos, recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), o título de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conferido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e da AGED.

A entrega do SIE à Agronor permite a abertura de mercado ao grupo, que ajudará a expandir a comercialização por todo o Maranhão. Anteriormente, era somente em Santa Inês. A empresa pode chegar a produzir 1 milhão de ovos por dia em território maranhense.

Articulado pela Seinc e pela AGED, o registro se torna o primeiro entregue a um empreendimento de produção de ovos do Maranhão. O secretário da Seinc, Simplício Araújo, analisa a conquista como mais um grande passo para a avicultura no estado.

“Nós, da Seinc e do Governo do Maranhão, temos muito orgulho em defender a avicultura maranhense. Mesmo em tempos de crise econômica e sanitária, grupos como a Agronor reforçam nossos objetivos de potencializar a produção do estado e dão força à cadeia produtiva. Assim, conseguimos agir em prol da vida de milhares de maranhenses, com desenvolvimento e geração de empregos e renda”, avalia Simplício Araújo.

Para a AGED, o registro é um marco muito importante para o setor da avicultura comercial de postura do Maranhão. “Registramos mais um estabelecimento com a SIE: desta vez, uma grande avícola, a Ovos Pleno, a primeira do estado a ser registrada. A entrega desse registro é motivo de muita satisfação para a equipe da AGED. A expectativa é que novos empreendimentos sejam registrados [no estado], nesse segmento, gerando mais desenvolvimento para suas regiões e ofertando alimentos seguros e de qualidade para toda a população maranhense”, analisa Clidilene Alencar, coordenadora de Inspeção Animal da AGED.

“A Pleno é uma empresa nova. Nós estamos trabalhando pra crescer dentro do estado. Com esse título, vai nos possibilitar um crescimento mais concreto. Um agradecimento especial ao Simplício Araújo [da Seinc], à Aged, e ao Governo do Estado do Maranhão, que sempre tem apoiado o empresariado local”, acrescenta João Malaquias, proprietário da Agronor.

Vistoria

Recentemente, o secretário Simplício Araújo participou de vistoria à produção de ovos da Agronor. A empresa está em plena expansão de sua cadeia produtiva do frango no Maranhão: com 200 mil aves poedeiras, produzindo 150 mil ovos por dia e tem plano de expansão para chegar a 1 milhão por dia.

A Ovos Pleno, do Grupo Agronor Alimentos, tem capacidade de aplicação para 600 mil ovos por dia, e conta com 13 milhões em investimento, atuando em Bela Vista no Maranhão.