São José de Ribamar recebe programa de educação Maratoninha Maker

Solenidade de assinatura do termo de cooperação entre Governo do Estado e São José de Ribamar (Foto: Rickson Ramos)

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), celebrou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A solenidade de assinatura do termo de cooperação foi realizada na manhã desta quarta-feira, no Locomotiva Hub, espaço de inovação gerido pela Secti no prédio da Reffsa.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; o prefeito de São José de Ribamar, Julio Cesar Sousa Matos; o vice-prefeito, Junior Lago; a secretária de Educação de São José de Ribamar, Conceição Maria Gomes Leite; o assessor chefe de Comunicação de São José de Ribamar, Flávio Brito; o secretário adjunto de Administração e Finanças de São José de Ribamar, Reginaldo Soares; o superintende de Inovação da Secti, Leandro Franco, entre outros.

“O objetivo desta parceria é levar conhecimento e ajudar a desenvolver habilidades de professores e estudantes por meio de capacitações. O projeto Maratoninha Maker já apresentou ótimos resultados em outros municípios e acreditamos que não será diferente em São José de Ribamar. É um passo importante para a qualificação e ingresso dos jovens nesse universo da robótica”, enfatizou.

O objetivo da parceria entre as instituições é disponibilizar para o município um “pacote de inovação” destinado à educação básica. A partir da assinatura do termo de cooperação técnica, 31 professores do município iniciarão uma capacitação para uso da plataforma de ensino de robótica do projeto Maratoninha Maker, o Inovonline.

A plataforma, desenvolvida pela equipe do Programa Inova Maranhão eixo Educação, permite o desenvolvimento de competências relacionadas a programação, eletrônica e robótica.

“Nós buscamos qualificar professores e alunos para no futuro acompanhar as oportunidades do mercado de trabalho nas áreas de robótica, programação, pensamento computacional, consideradas habilidades essenciais para os profissionais deste século”, destacou o superintendente de Inovação da Secti.

“Nós temos em mente que o progresso está na educação, por isso nosso interesse nessa parceria que será extremamente produtiva para o nosso município e principalmente para os nossos estudantes que terão a oportunidade de ampliar seus horizontes”, enfatizou o prefeito Julio Cesar.

Sobre o Maratoninha Maker

O projeto Maratoninha Maker integra o eixo Educação do Programa Inova Maranhão. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados a programação, eletrônica e robótica voltada para os alunos de Ensino Fundamental 2. O processo de aprendizagem e desenvolvimento é focado na capacitação do professor e dos alunos.

A capacitação dos professores de São José de Ribamar terá início na quinta-feira (17), no Locomotiva Hub.