Governo recupera estradas vicinais beneficiando comunidades quilombolas de Itapecuru-Mirim

Secretário Gerson Pinheiro vistoriou os serviços (Foto: João Paulo Soares)

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), está realizando, na cidade de Itapecuru-Mirim, serviços de recuperação da estrada do Tingidor, e de outras vias de acesso a comunidades que compõe esta importante rota quilombola maranhense. A ação integra o eixo de infraestrutura do Programa Maranhão Quilombola (PMQ).

O serviço, executado em parceria com a Prefeitura, consiste na cessão de uma motoniveladora ao munícipio para a construção e reparos de estradas vicinais que dão acesso a comunidades quilombolas. O objetivo é facilitar o acesso à sede da cidade, melhorar o escoamento da produção e o deslocamento dos comunitários em busca de serviços públicos essenciais. 

Além da recuperação da estrada vicinal do Tingidor (40 km), as equipes de trabalho já recuperaram os trechos que ligam essa estrada às comunidades de 2000/São Bento (4 km) e Estopa/Curupati (6 km). 

Itapecuru-Mirim é o terceiro município contemplado com melhorias e reparos de estradas vicinais para acesso a comunidades quilombolas. A ação facilita o tráfego de pessoas e automóveis e contribui para o escoamento da produção dos quilombos. 

Com os serviços da motoniveladora, já foram beneficiados os municípios de Serrano do Maranhão e de Cururupu, com cerca de 130 km e 90 km, respectivamente, de estradas vicinais recuperadas, beneficiando 23 comunidades rurais quilombolas.