Vem aí o Nossa Fogueira! Programa de TV apoiado pelo Governo do Estado homenageia São João do Maranhão

Grupos de bumba meu boi estão entre as atrações do Nossa Fogueira (Foto: Divulgação)
Grupos de bumba meu boi estão entre as atrações do Nossa Fogueira (Foto: Divulgação)

Neste sábado (19), vai ao ar na TV Mirante o programa Nossa Fogueira, homenagem a grandes nomes da cultura popular maranhenses. A atração tem o apoio do Governo do Maranhão e vai levar ao público de casa apresentações de grandes nomes do São João maranhense. 

Embora este seja o segundo ano consecutivo sem São João, no programa os brincantes vão poder matar um pouquinho da saudade dos ritmos que marcam o período. O Nossa Fogueira vai contar com muito bumba meu boi, tambor de crioula, quadrilha e cacuriá.   

“Programas como o Nossa Fogueira fazem com que a gente tenha produção cultural mesmo em tempo de pandemia. É fundamental que a gente possa manter ativa as nossas brincadeiras, as nossas manifestações culturais, e também mantenha essa conexão entre o público que está em casa e os nossos artistas”, ressalta o secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso. 

A programação do Nossa Fogueira vai contar com atrações de peso, como Cacuriá de Dona Teté, Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boizinho Barrica, Boi de Maracanã, Boi de Santa Fé, Tambor de Crioula Mestre Leonardo e a Quadrilha Matutos do Rei.   

Lucas Vieira e Heloísa Batalha comandam a festa do Nossa Fogueira (Reprodução/Instagram)

Para o governador Flávio Dino, o programa vai cumprir uma “dupla necessidade”: a “necessidade de projeção” dos artistas locais e a garantia da “necessidade afetiva” do público amante do São João do Maranhão. “Tenho certeza que vai ser belíssimo o Nossa Fogueira, que vai garantir que a gente tenha esse gosto fundamental pra gente atravessar esse momento final da pandemia. E tenho certeza que vamos realizar, muito em breve, belíssimas festas juninas como o Maranhão sabe fazer”, frisa o governador.  

Artistas como Luana Reis, diretora artística do Cacuriá de Dona Teté, já estão em contagem regressiva para o início do programa. “Vai dá pra tentar matar um pouquinho dessa saudade que afoga a gente que é brincante, das pessoas que gostam de viver e de se sentir pertencido à cultura do Maranhão”, conta a artista.  

Com apresentação dos jornalistas Heloísa Batalha e Lucas Vieira, o especial Nossa Fogueira terá uma hora e meia de duração e será exibido logo após a novela Império.