Funac realiza palestra em parceria com a FACIMP sobre Junho Vermelho

O Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina (CSRT), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), localizado no município de Imperatriz, realizou em parceria com a Faculdade FACIMP, a palestra sobre “Doação de sangue e sua importância para salvar vidas”, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A atividade foi ministrada pelos estudantes de Enfermagem, com supervisão da professora da FACIMP, Karla Lima, e acompanhada pela enfermeira da Unidade.  

De acordo com a diretora do CSRT, Socorro Pires, a atividade foi uma novidade para os adolescentes. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer a importância de doar sangue independentemente do tipo sanguíneo e que o importante é salvar vidas. Eles também puderam tirar dúvidas e manifestaram interesse em ser um doador”, afirma Socorro.

Para a professora Karla Vanessa Morais Lima, docente do curso de Enfermagem da FACIMP, a ação realizada na Funac sobre o Junho Vermelho teve como objetivo abordar a doação de sangue como uma ação voluntária. “A doação pode beneficiar até quatro pessoas com uma mesma bolsa de sangue. Os adolescentes participaram de dinâmicas sobre os tipos sanguíneos e os mitos e verdades da doação. Essa ação também visa promover a integração entre Faculdade e comunidade socioeducativa, para tratar um tema que precisa ser cada vez mais discutido”, explica. 

O socioeducando ressalta que aprendeu bastante na atividade e que a doação de sangue é um ato de amor. “Gostei muito da atividade e da importância da mobilização das pessoas para a doação de sangue que é um gesto de amor e carinho para quem precisa”, comenta o socioeducando.