Com investimentos do Estado, Unidade Sorrir é entregue em Presidente Dutra

Vice-governador Carlos Brandão e secretário Carlos Lula durante a inauguração da Unidade Sorrir (Foto: Ruy Barros)

Com o intuito de ampliar o acesso dos maranhenses a serviços odontológicos de qualidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), entregou nesta segunda-feira (28) o novo Centro de Especialidades Odontológicas – Sorrir, em Presidente Dutra. A unidade é a primeira fora da capital e vai ampliar o acesso dos maranhenses do interior do estado ao atendimento odontológico especializado.

Representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão destacou a importância da unidade para a região. “O Sorrir só existia em São Luís, mas começamos a perceber que o programa era tão acertado que atendia mais de 50 municípios para a realização de tratamento dentário. Por isso, decidimos estender esse serviço ao interior do estado, iniciando com a cidade de Presidente Dutra”, afirmou.

Na unidade, serão oferecidos exames de imagem, biópsias, tratamento cirúrgico, aplicações de próteses totais, dentre outras especialidades. A expectativa é de que o serviço de próteses dentárias contemple mensalmente, em média, 100 pacientes da região.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a unidade vai beneficiar milhares de maranhenses. “Presidente Dutra sempre foi pioneira. Aqui implantamos o primeiro Hospital Macrorregional e, hoje, voltamos para implantar a primeira Unidade Sorrir fora de São Luís. O Sorrir hoje é referência no Norte-Nordeste em atendimento odontológico e temos muito orgulho disso”, lembra o secretário Carlos Lula.

Administrada pelo Instituto Acqua, a Unidade Sorrir de Presidente Dutra será a nova referência para serviços odontológicos e vai contar com cerca de 70 profissionais, que atuarão para que a população tenha acesso a especialidades como cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, dentística e odontopediatra. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, serão oferecidas, diariamente, até 31 consultas, 96 procedimentos dentários e 5 radiografias.

O prefeito da cidade, Raimundinho da Audiolar, ressaltou que a entrega da unidade foi um presente de aniversário para a cidade, que nesta segunda-feira (28) completou 77 anos. “Eu só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino, ao vice-governador Carlos Brandão e ao secretário de Saúde, Carlos Lula, por proporcionar essa benção para a cidade de Presidente Dutra. Temos recebido muitos investimentos na saúde e quem ganha com isso é a população”, pontua o prefeito Raimundinho da Audiolar.

Assistência

A Unidade Sorrir de Presidente Dutra realizará, em média, 600 atendimentos mensais, beneficiando paciente de municípios como: Capinzal do Norte, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Fortuna, Joselândia, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, Santo Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum.

Os agendamentos para atendimento na unidade podem ser realizados por meio do WhatsApp (98) 98525-8660, através do Disque Saúde ou presencialmente na própria unidade de saúde.

Moradores da região destacam a importância de uma unidade como essa no interior do estado. A lavradora Josilene Ferreira dos Santos, 32 anos, conta que sempre que necessitou de tratamento odontológico teve que recorrer ao atendimento particular, pois a região não tinha esse tipo de serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A implantação da Clínica Sorrir aqui na cidade é uma excelente iniciativa. Tenho um filho de 15 anos e agora nós dois vamos poder utilizar o serviço de forma gratuita”, diz a lavradora Josilene Ferreira.

Agendamentos para atendimento na unidade podem ser realizados por meio do WhatsApp, Disque Saúde ou presencialmente (Foto: Ruy Barros)

Também participaram da entrega o secretário de Estado das Cidades (Secid), Márcio Jerry; o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira Jr; o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago; os deputados estaduais Arnaldo Melo, Daniela Tema e Ana do Gás; o secretário municipal de Saúde de Presidente Dutra, Ricardo Lucena; o presidente da Câmara Municipal de Presidente Dutra, o vereador Aristeu Nunes; o prefeito da cidade de Caxias, Fábio Gentil; a diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; dentre outras autoridades locais.