Governo do Estado recebe mais de 45 mil doses de vacinas da Pfizer

Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Foto: Márcio Sampaio)
Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado recebeu, nesta quinta-feira (8), 45.630 doses de vacinas da Pfizer. Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI-MA), estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela separação e envio aos 217 municípios maranhenses. 

“Assim que as vacinas chegam ao território maranhense, elas passam pelo processo de recontagem, separação e posterior distribuição. Temos conseguido fazer essa entrega em tempo hábil e, a partir desta sexta-feira, estaremos enviando às cidades da Região Metropolitana e, no sábado, para as demais cidades do estado”, disse o secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes.

As vacinas da Pfizer estão sendo armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada, podendo chegar à temperatura de -86°C. Durante o transporte, as doses são mantidas em temperatura de armazenamento de -25°C, e quando os municípios iniciam a aplicação, as vacinas devem estar entre +2° e +8°C e têm até 5 dias para serem utilizadas. 

A distribuição continuará a ser realizada por via aérea, com auxílio de um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) da Polícia Militar, um avião e vans refrigeradas.  

Na madrugada desta sexta-feira (9) está prevista a chegada de mais 20.400 doses de vacinas CoronaVac no Maranhão. Com as novas remessas, o estado contabilizará 4.272.380 doses já recebidas, sendo 1.324.940 doses da CoronaVac, 2.402.100 doses da AstraZeneca, 435.240 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.