Vice-prefeito de município fluminense visita Flávio Dino e conhece ações exitosas do estado

Deputada estadual Rosângela Zeidan acompanhou o filho, o vice-prefeito de Márica, Diego Zeidan, durante a visita ao governador Flávio Dino (Foto: Brunno Carvalho)
Deputada estadual Rosângela Zeidan acompanhou o filho, o vice-prefeito de Márica, Diego Zeidan, durante a visita ao governador Flávio Dino (Foto: Brunno Carvalho)

O governador Flávio Dino recebeu na tarde desta quinta-feira (8), no Palácio dos Leões, em São Luís, a visita de cortesia do vice-prefeito do município de Maricá (RJ), Diego Zeidan. Durante o encontro, o gestor fluminense apresentou políticas sociais implantadas em Maricá e conheceu de perto experiências exitosas adotadas pelo Governo do Maranhão na área da educação e no enfrentamento à pandemia da Covid-19, como o auxílio financeiro para os órfãos bilaterais do surto epidemiológico.    

“Nossa audiência aqui com o governador é exatamente pela troca de experiências do que realizamos no Rio de Janeiro e do que a gente veio conhecer aqui sendo executadas pelo governador Flávio Dino”, detalhou a deputada estadual pelo estado do Rio de Janeiro, Rosângela Zeidan, uma das integrantes da comitiva de Maricá que veio ao Maranhão. 

De acordo com Rosângela Zeidan, durante a visita ao Maranhão, ela e o vice-prefeito de Maricá entraram em contato com ações estaduais adotadas pelo governador Flávio Dino que se destacam no plano nacional, citando como exemplo, os auxílios emergenciais em assistência a categorias de trabalhadores e iniciativas como o Sim, Eu Posso! programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos, que em curto espaço de tempo já alfabetizou milhares de maranhenses, com apoio do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST). 

“O governador Flávio Dino já exerce um governo que se destaca no país nesse combate à pandemia. Aqui ele criou vários mecanismos para dar auxílio não só para as famílias que mais precisam, mas para os trabalhadores, para os setores. Ele fez várias ações que eu até tô levando algumas, como por exemplo, o auxílio para os órfãos, para que a gente possa estar executando lá. Nós também conhecemos hoje um programa muito emocionante, que é o Sim, Eu Posso!, de alfabetização de adultos. Programas assim parecem não ter tanta importância, mas são de grande relevância para inclusão das pessoas”, pontuou a deputada Rosângela Zeidan.   

Banco Comunitário

Comitiva que acompanhou o vice-prefeito de Maricá ao lado do governador Flávio Dino e do deputado licenciado Zé Inácio – primeiro da direita para a esquerda (Foto: Brunno Carvalho)

Em contrapartida, o governador Flávio Dino conheceu programas sociais de transferência de renda utilizados na cidade fluminense e o modelo adotado no Banco Comunitário de Maricá, o Banco Mumbuca, que usa uma moeda social municipal para democratizar o acesso ao sistema financeiro em Maricá.       

“Em Maricá a gente tem um programa de renda básica, de transferência de renda, em que a prefeitura paga um valor mensal para vários cidadãos de Maricá e a gente usa nossa moeda social que foi criada para fazer o pagamento dos programas de transferência. E junto com a criação da moeda social a gente também criou um Banco Comunitário, para dar linha de crédito a juro zero, microcrédito, para pessoas que não têm acesso ao sistema financeiro, para que a gente possa também democratizar o acesso ao sistema financeiro, e que as pessoas possam montar os seus empreendimentos, fazer pequenas reformas dentro das suas casas. Estamos lançando agora uma linha de crédito para placas solares”, explicou o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan.   

A presidente do Banco Mumbuca, Manuela Melo, também participou do encontro no Palácio dos Leões, e destacou a viabilidade desse tipo de agência de crédito no Maranhão. “É super viável, os banco comunitários digitais são iniciativas baratas e de longo prazo para o desenvolvimento local. É também uma forma de desenvolver as comunidades, sempre garantindo o retorno social. Vamos manter essa troca de figurinhas, e, quem sabe trazer essas iniciativas pra cá pro Maranhão”, frisou Manuela Melo. 

Também participaram da audiência com o governador Flávio Dino, as senhoras Teonia Pereira e Layse Campos, representantes do município de Maricá, além do deputado estadual licenciado, Zé Inácio.