Maranhão recebe remessa com frascos monodoses de vacinas CoronaVac

Imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Foto: Ruy Barros)

O Maranhão recebeu, nesta sexta-feira (9), mais 20.400 doses de vacinas CoronaVac. As doses, que chegaram em frascos com monodoses, são destinadas à imunização de pessoas com idades entre 55 e 59 anos. Juntamente com as doses de vacinas Pfizer, que também chegaram na quinta-feira (8), os imunizantes reforçam a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão.

“São 20.400 frascos de vacinas que permitem a continuidade da campanha de imunização contra a doença no estado. Ao invés de frascos com várias doses, essa remessa da CoronaVac contém frascos com uma única dose, o que, tecnicamente, não interfere na aplicação”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Costa Pereira. 

Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-MA), estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela separação e envio aos 217 municípios maranhenses.

Na quinta-feira (9), o Governo do Estado recebeu também 45.630 doses de vacinas da Pfizer, que já começaram a ser distribuídas a municípios da região metropolitana. As doses da Pfizer também contemplam a população entre 55 a 59 anos, e serão enviadas a municípios sedes das unidades regionais de saúde, que têm condições adequadas de armazenamento.

Com as novas remessas, o Maranhão contabilizará 4.272.380 doses já recebidas, sendo 1.324.940 doses da CoronaVac, 2.402.100 doses da AstraZeneca, 435.240 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.