Iprev realiza I Simpósio de Educação Previdenciária e lança programa para orientar a população

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) realiza, no dia 20 de julho (terça-feira) o I Simpósio de Educação Previdenciária. O evento será virtual, por meio da plataforma Google Meets, a partir das 18h, com o tema “Reforma da Previdência: impactos nos regimes próprios de Estados e Municípios”. 

O simpósio é voltado para servidores públicos, gestores da área de previdência, acadêmicos, advogados que atuam na área e demais interessados no tema. A programação contará com três mesas de debate, que discutirão temas como Acúmulo de Benefícios Previdenciários, Novas Alíquotas Previdenciárias e Previdência Complementar. As inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira (12), no site do Iprev (iprev.ma.gov.br).

Entre os participantes do evento, estão o presidente do Iprev, Mayco Pinheiro; o secretário adjunto do Tesouro da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Marcello Duailibe; a coordenadora geral de Diretrizes e Normas de Previdência Complementar da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, Márcia Paim Romera; o auditor de controle externo do TCE/PI, Alex Sertão. As mesas de debate contarão, ainda, com a participação de diretores e coordenadores do Iprev. 

Educação previdenciária

O simpósio é parte também das ações de lançamento do Programa de Educação Previdenciária “Conheça sua Previdência”. Idealizado e executado pelo Iprev, o programa tem o objetivo de orientar a população, de maneira simples e acessível, sobre os principais temas relativos à previdência estadual. Serão apresentados os principais conceitos relativos ao tema e as orientações para obtenção dos benefícios previdenciários. Também serão esclarecidas as dúvidas mais comuns de quem precisa acionar a previdência estadual.

Entre as ações do programa estão a divulgação de material de orientação em internet e rádio; a realização de treinamentos, simpósios e conferências; e a divulgação de manuais de orientação, como manuais e cartilhas.