Bares e restaurantes são fiscalizados em mais uma ação do Governo do Estado

Desde o início da pandemia, já foram mais de 12 mil fiscalizações (Foto: Nael Reis)
Desde o início da pandemia, já foram mais de 12 mil fiscalizações (Foto: Nael Reis)

Para monitorar o cumprimento às normas sanitárias de controle à Covid-19, o Governo do Estado promoveu mais uma etapa da fiscalização. Na noite deste sábado (11), bares e restaurantes em diversas áreas da capital, foram alvo da equipes formadas por agentes da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

“O nosso trabalho, prioritariamente, é orientar sobre o cumprimento dos protocolos sanitários, dentro do horário determinado pelas normas. Agimos com auto de infração e até interdição, em caso de haver descumprimento das normas. Os proprietários são cientes do que precisam cumprir, dadas as portarias e decretos já emitidos. Primeiro orientamos, essa é nossa prioridade”, reforça a fiscal sanitária Elaine Batista, que integrou a equipe de fiscalização. 

Desde o início da pandemia já foram executadas, pela Suvisa, mais de 12 mil fiscalizações. Na lista de empreendimentos mais abordados estão: moda com 2.193 fiscalizações realizadas; bares e restaurantes, com 2.050; e supermercados, com 1.377. 

Elayne Batista, fiscal sanitária (Foto: Nael Reis)

O objetivo das fiscalizações é impedir o avanço da pandemia no estado monitorando o cumprimento das normas pelos estabelecimentos e pessoas, além de garantir a segurança para a população na retomada das atividades econômicas e de lazer. A Suvisa também atua nos demais municípios do estado, auxiliando as secretarias municipais de Saúde nas fiscalizações pelo cumprimento dos protocolos sanitários da Covid-19.

As ações de fiscalização seguem como um dos pilares do Governo do Estado, no enfrentamento à Covid-19 no Maranhão. O serviço, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), atua constantemente na apuração de denúncias de riscos e agravos e na orientação aos estabelecimentos comerciais.