Secap formaliza parceria com a UEMA e potencializa aperfeiçoamento técnico de prefeitos, servidores municipais e estaduais

Reitor da Uema, Gustavo Pereira, e secretário da Secap, Rubens Jr, em reunião remota (Foto: Reprodução)

Para garantir o aperfeiçoamento e a qualificação de gestores públicos municipais e servidores municipais e estaduais, a Secretaria de Articulação Política (Secap), por meio do Programa Promunicípios, formalizou na quinta-feira (29) uma ampla parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A parceria proporcionará o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, com a finalidade de integração institucional e aperfeiçoamento técnico de recursos humanos, com ênfase na pesquisa e realização de atividades acadêmicas, notadamente cursos de capacitação e atualização, fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates e palestras de interesse público, que beneficiará prefeitos dos 217 municípios do estado, assim como, a capacitação a servidores municipais e estaduais melhorando consequentemente o atendimento ao cidadão maranhense.

“Já estamos trabalhando muito para ampliar a qualificação para todos os municípios maranhenses e muitas parcerias já foram firmadas, neste momento a UEMA entra como mais uma instituição potencializadora e que irá garantir a mútua cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural melhorando ainda mais a assistência a todos os municípios”, disse o titular da Secap, Rubens Jr.

A Secap já possui parceria técnica firmada com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam), Escola de Governo (EGMA), Plataforma +Brasil, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e agora a UEMA.

“Eu fico muito feliz em nos reunirmos em torno de um programa que eu entendo ser um dos maiores do Governo Flávio Dino. O assessoramento técnico é uma necessidade dos municípios e essa parceria vem para melhorar isso”, argumentou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira.

Promunicípios

O Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Promunicípios) é uma ferramenta de gestão capaz de contribuir para melhorar a captação de recursos federais e estaduais; assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos investimentos governamentais, bem como melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão nas municipalidades, democratizando o acesso aos serviços públicos.

O Comitê Gestor do Promunicípios, criado pelo Decreto nº 36.575, de 10 de março de 2021, é constituído pela Secretaria de Articulação Política (Secap), pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

A plataforma com os cursos e demais informações pode ser acessada por meio do link: http://portal.promunicipios.ma.gov.br/