Rua Digna da Cerâmica I: 1.200 metros quadrados de pavimentação (Foto: Antônio Martins)

Sabe aquela rua novinha, totalmente pavimentada e transformada, que dá gosto de passar e as crianças se sentem livres para correr e brincar? Essa é a Rua Digna da Cerâmica I, que foi entregue pelo Governo do Maranhão à Comunidade de Coqueiro, nesse sábado (31). 

A obra de pavimentação foi realizada pelo Governo por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Administração Penitenciária (SEAP). São 1.200 metros quadrados de pavimentação e calçamento, 572 metros de quadrados de calçada e meio-fio, tudo realizado por meio do programa de ressocialização de apenados executado pela SEAP. Vale destacar que para a obra foram produzidos 13.932 blocos sextavados e 1.112 peças para o meio-fio. 

“É um sentimento de grande realização, mais uma ação do governador Flávio Dino, uma Rua Digna sendo entregue nas proximidades de escolas. Esse é o nosso objetivo: garantir uma dignidade ampla para toda comunidade, com obras como escolas adequadas e dignas para receber os nossos estudantes, professores, servidores, mas, também para garantir conforto para a população. Essa Rua Digna significa segurança, acessibilidade, saúde porque traz saneamento, e isso tudo ajuda na valorização da comunidade e dos imóveis dos moradores.
Então, tudo isso nos deixa muito felizes com a parceria da Secretaria de Administração Penitenciária, que quero manifestar reconhecimento e gratidão ao trabalho do secretário Murilo Andrade”, destacou Felipe Camarão, que lembrou como estava a rua quando visitou a comunidade dois meses atrás. 

“Eu estive aqui representando o governador, juntamente com o secretário Rodrigo Lago, e vimos uma rua totalmente inadequada, imprópria, praticamente uma vala. E, hoje, a gente vê essa transformação, a alegria e a gratidão das pessoas de terem efetivamente uma Rua Digna para suas moradias”, finalizou Felipe. 

“Para o sistema penitenciário, é uma grande honra poder fazer parte de algo assim: a entrega de uma ação concreta de transformação. O sistema penitenciário tem participado de parcerias em conjunto com a Seduc e com outras secretarias. Hoje, nós estamos produzindo os blocos e entregando para a realização dessas obras. Aqui foram entregues quase 14 mil bloquetes para a Rua Digna da Cerâmica I. Mas, mais que isso, em nome do secretário Murilo Andrade, do Governo do Estado, eu quero ressaltar que essa ação é resultado do nosso compromisso com a sociedade maranhense e dizer que o Sistema Penitenciário é eficaz e faz com que a ressocialização seja cumprida”, destacou Kelly Carvalho, secretária adjunta de atendimento e humanização penitenciária da SEAP. 

Dona Josinete Santana estava varrendo a rua quando a comitiva do Governo chegou para a inauguração e era só felicidade. Ela conta que mora há 51 anos na comunidade e sente orgulho em ver a sua rua transformada. 

Entrega de Rua Digna em Coqueiro, zona rural de São Luís (Foto: Antônio Martins)

“Nós moradores temos que zelar por nossa rua. Estou tendo um privilégio de ver minha rua maravilhosa, um benefício não só para mim, mas para todos os moradores. Nós lutamos muito para conseguir, mas, só hoje veio essa equipe que fez um sucesso. Eu estou muito feliz, não só eu, mas todos os moradores da Rua da Cerâmica”, disse dona Josinete. 

“Hoje aqui, a comunidade só tem a agradecer ao governador Flávio Dino, ao vereador Chico Poeta, que pediu [a obra] ao Governo do Maranhão. É um sonho que está sendo realizado. Há muitos anos a comunidade esperava por essa melhoria, e agora vem esse presente para nós”, disse José Carlos, liderança comunitária de Coqueiro.

“Ficamos muito felizes em ver a nossa rua assim, muito bonita, e está de parabéns e ‘pra’ a gente vai ser uma coisa muito gratificante. Antes era cheia de buraco, e agora não, ‘tá’ diferente demais”, Josivana Pereira Santana, moradora do lugar.

“A comunidade esperava há muito tempo e hoje esse é um sonho realizado. E nós só temos que agradecer ao governador Flávio Dino, ao vice-governador Carlos Brandão e ao doutor Felipe Camarão por terem realizado esse sonho, que a gente vinha sonhando sozinho. Um sonho quando é sonhado junto, esse sonho se torna realidade. Isso traz dignidade para os moradores, valoriza os imóveis dessa rua aqui, melhora a trafegabilidade e melhora tudo”, destacou o vereados Francisco Carvalho.