Vigilância Sanitária Estadual ultrapassa 15 mil ações com medidas de combate à Covid-19

Barreiras sanitárias nas portas de entrada de São Luís (Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a força-tarefa das fiscalizações da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantém vistorias voltadas para o cumprimento das medidas sanitárias priorizadas pelo Governo do Maranhão para o enfrentamento da Covid-19. A Suvisa contabilizou mais de 15.357 ações entre março de 2020 a agosto de 2021. 

“Todos os cuidados devem continuar. Por isso, precisamos do apoio de todos no cumprimento das orientações que vem sendo recomendadas e de 100% de adesão da população adulta a vacinação”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos lula. 

Com inspeções diárias em três turnos, a Suvisa desenvolve fiscalizações em estabelecimentos e pontos comerciais, que somadas às blitzen feitas em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), têm garantido que mais vidas sejam salvas em todo o Maranhão.  

As vistorias protagonizadas pelo serviço de fiscalização sanitária são a soma dos trabalhos desenvolvidos desde março do ano de 2020, quando o cenário de pandemia foi declarado no Maranhão. Até agosto de 2021, foram realizadas 13.667 verificações, 1.523 estabelecimentos comerciais visitados, 121 barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional “Marechal Cunha Machado” e outras 46 de trânsito em São Luís. “Esse quantitativo demonstra que o trabalho de monitoramento feito sobre as atividades econômicas em todo o estado se manteve constante durante toda a pandemia. Apesar de estarmos com bons resultados, não podemos deixar de seguir os protocolos sanitários de forma que consigamos manter o contingenciamento da disseminação do coronavírus, contribuindo para a redução de pessoas contaminadas, bem como na diminuição de internação hospitalar”, disse o superintendente da Suvisa, Edmilson Diniz.

Para chegar a essa marca, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Suvisa, montou equipes compostas por fiscais sanitários, atuando diuturnamente, incluindo sábados, domingos e feriados. Somente neste último fim de semana, foram realizadas 177 ações, todas com o objetivo verificar o cumprimento das normas restritivas emitidas pelo Governo do Maranhão. 

Barreiras sanitárias nas portas de entrada de São Luís (Foto: Divulgação)

De acordo com o último Boletim Informativo de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, foram lavrados 16.484 Termos, sendo 13.667 de Fiscalizações e 2.250 de Intimação exigindo o cumprimento de diretrizes sanitárias. Entre os segmentos com maiores índices de vistorias, moda, com 17,2% (2.644 inspeções), seguido das categorias bares/restaurantes com 16,7% (2.560) e lanchonetes com 10,3% (1.576). 

O relatório destaca ainda mais 391 Autos de Infração, conduzindo para abertura de processos administrativos sanitários para os estabelecimentos que descumprem os decretos estaduais, com possível aplicação da penalidade de advertência; 72 multas; e 104 interdições sanitária de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir o decreto estadual. Entre os bairros, o Centro (8,4%), Calhau/Litorânea (7,6%), São José de Ribamar (7,5%), Cohatrac I, II, III, IV e V (5,2%), Cohab (4,2%), Turu (3,6%) e Cohama (3,5%). 

Rede de Ensino

Com a volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino, o retorno será acompanhado pela Suvisa. O órgão deu início a uma nova fase no enfrentamento do novo coronavírus na Grande Ilha com as inspeções sanitárias em escolas da rede pública estadual. O objetivo é garantir a segurança sanitária de estudantes, professores e trabalhadores da Educação.  

Durante as vistorias, os agentes observam o cumprimento de determinações como distanciamento social, higienização das salas e espaços das escolas, uso obrigatório de máscaras e disposição de álcool em gel na entrada, saída e corredores. O Maranhão possui 319 matrículas em escolas estaduais.