Seduc segue acompanhando a equipe de Vigilância Sanitária nas vistorias de escolas da rede estadual

Vigilância Sanitária Vistoria espaços do Centro Educa Mais Dr.Luiz Sérgio Cabral Barreto (Fotos: Antônio Martins)

A pandemia não acabou e o momento ainda requer atenção dos órgãos de saúde e de toda a população. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue acompanhando as vistorias nas escolas da rede pública estadual, realizadas pela equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária, no sentido de conferir as ações de combate à Covid-19 nos estabelecimentos de ensino. Nessa quinta-feira (5), as inspeções foram feitas no Centro de Ensino José França, localizado no município de Raposa, e no Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto, em Paço do Lumiar.

“A escola tem autonomia para, dentro das diretrizes traçadas pela Secretaria de Educação, organizar a melhor forma de promover esse retorno para os seus estudantes. Nesse sentido, é necessário que haja reuniões com professores, pais, estudantes, para que todos saibam como vai funcionar essa nova organização da escola. Queremos garantir um retorno seguro da comunidade e para isso já avançamos na vacinação dos profissionais da educação. A ideia é que de fato tenhamos um ambiente escolar seguro para receber todos os estudantes”, ressaltou a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Eliziane Carneiro.

CE José França recebe visita da equipe de Vigilância Sanitária (Fotos: Antônio Martins)

Maria Genice Costa Mota, mãe da estudante Kaylane Mota, da 3ª série do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto, destacou a importância das vistorias para manter um ambiente escolar seguro e promover práticas educacionais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

“A escola vem mantendo todo o cuidado para deixar o ambiente seguro, inclusive orientando os estudantes para uma higienização correta das mãos e uso adequado de máscara. Estou muito feliz, porque me senti segura e sei que a minha filha também estará. A Vigilância Sanitária veio à escola e sei que esse retorno às aulas será tranquilo e com toda segurança. A minha filha está muito feliz pela volta às aulas”, expressou.

A gestora geral do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto, Maria Izabel Lima Brandão, fala de sua alegria pelo retorno às aulas e destaca a importância da vistoria no ambiente escolar. “Estamos muito felizes pelo retorno das aulas, porque a escola sem aluno não tem vida. Percebemos que toda a comunidade escolar está alegre com a volta às aulas. A vinda de uma equipe da Vigilância Sanitária à escola é de muita importância porque serve para nos ajudar e o que não estiver de acordo com os protocolos sanitários a Vigilância nos ajudará a organizar, para que o ambiente fique ainda mais seguro”, destacou.

Elayne Batista, fiscal sanitária da Superintendência de Vigilância Sanitária em Saúde (Suvisa), explicou que as escolas vistoriadas estão preparadas para receber os estudantes de forma segura porque seguem as orientações previstas nos protocolos sanitários.  

“As escolas estão preparadas para o retorno seguro das aulas. Há pequenas adequações que precisam ser corrigidas, mas nada que não seja resolvido de imediato. A gente tem orientado para que essas adaptações sejam feitas, as nossas fiscalizações estão sendo minuciosas e as escolas estão seguindo as exigências das normas sanitárias e portarias, os protocolos sanitários estão sendo cumpridos e estamos esperando que este retorno venha de forma satisfatória, porque preparadas as escolas já estão”, concluiu.