AGED realiza cadastramento de criadores de suínos em São Francisco do Brejão

Reunião com os criadores de suínos para falar dos cuidados com a sanidade dos animais (Foto: Divulgação)

Muito além da missão de fiscalizar, é dever orientar, buscar apoio e formalizar parcerias objetivando a promoção da saúde única, que é a integração entre a saúde humana, animal e ambiental, com a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

Com esse intuito, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da sua Unidade Regional de Açailândia, promoveu várias reuniões com importantes instituições para organizar e cadastrar a criação de suínos em São Francisco do Brejão.  Rotineiramente, a AGED fiscaliza locais que potencialmente apresentam riscos epidemiológicos, a exemplo de lixões. E foi em uma destas fiscalizações, como explica a fiscal estadual agropecuária Fernanda Albuquerque, que se achou criação de suínos no entorno do lixão.

“Ao observamos essa situação, fizemos contato com a Secretaria de Agricultura do Município, solicitando uma parceria. Marcamos uma reunião com os criadores de suínos do município, onde foi esclarecida a importância do cadastramento dessa criação, sensibilizando os proprietários quanto ao risco de criar animais próximo ao lixão”, informou Fernanda.

Além da reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco do Brejão, a AGED também se reuniu com representantes do Banco do Nordeste, que na ocasião apresentou as linhas de créditos feitas pelo banco. A AGED, por sua vez, expôs as exigências sanitárias para cada espécie e, principalmente, destacou a importância do cadastro desses criadores.

Após as reuniões institucionais a AGED realizou os primeiros cadastros dos criadores de suínos. Os fiscais da Agência fizeram todo trabalho de orientação, explicando dos riscos na criação, as condições higiênicas e sanitárias dos criatórios, as vacinações, a alimentação adequada e o trânsito desses animais.

Cadastramento das criações de suínos (Foto: Divulgação)

“Destacamos a importância do Programa de Sanidade dos Suídeos, que trabalha para manter a saúde do rebanho. O programa concentra-se em prevenir e combater as doenças listadas na Organização Mundial de Saúde Animal, OIE, como a Peste Suína Clássica e a Doença de Aujeszky, que possuem alto poder de difusão e podem causar muitos prejuízos econômicos aos criadores”, esclareceu a fiscal Fernanda Albuquerque.

A ação de cadastramento e a sensibilização dos criadores de suínos próximos ao lixão procedeu com a quantificação e geolocalização dos animais, para realização das atividades de monitoramento e retirada dos suínos para outra localidade, devido aos riscos sanitários e ambientais de criação próximo a local inadequado.

Todo o trabalho e as reuniões contaram com orientação e colaboração do responsável técnico na AGED pelo Programa de Sanidade dos Suídeos, Lauro Queiroz e com a presença dos servidores da AGED, Fernanda Albuquerque (fiscal agropecuário), José Pedro Coelho (técnico de fiscalização), Antônio Lopes (armazenista), Ricardo da Silva (administrativo do escritório de Brejão), da Secretaria de Agricultura, Raimundo Antônio de Sousa e do Banco do Nordeste, Ilvan Alves de Oliveira (gerente-geral) e Gustavo de Lira Teixeira (agente de desenvolvimento).