Creche vai beneficiar cerca de 250 crianças (Foto: Divulgação)

Na tarde desta sexta-feira (13), o governador Flávio Dino e o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, inauguraram uma creche de tempo integral e uma quadra poliesportiva, localizados à margem da avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário. Os novos equipamentos públicos integram o plano de urbanização para a área do Programa de Aceleração do Crescimento no Rio Anil (PAC Rio Anil). A iniciativa garante melhores condições de vida para mais de 10 mil famílias que moram à margem esquerda da Avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário, nos bairros da Camboa, Fé em Deus, Liberdade e Alemanha.

A construção da creche é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com o secretário Secid, Márcio Jerry, as obras garantem cidadania para essas famílias do bairro. 

“Não é uma responsabilidade, do ponto de vista da lei, do Governo fazer creche. É uma responsabilidade municipal, mas o governador Flávio Dino tem compromisso com a educação. Aqui, nós já temos uma escola de ensino médio, uma Policlínica do Idoso, o Batalhão Tiradentes, praças. Brevemente, teremos a Delegacia de Polícia e uma pista de skate. São obras que garantem cidadania para essas famílias, que passam a viver em uma área adequada”, destacou Jerry.

Com área total de 574 metros quadrados, a creche vai beneficiar cerca de 250 crianças no ensino da pré-escola na região. O local possui quatro salas, refeitório, área de lazer, fraldário, solário, lactário, depósito, higienização, sala de professores, administração, banheiros, playground, almoxarifado, copa, cozinha, rouparia, lavanderia, vestiários, área de jardim, despensa, lixeira coletiva, varanda, e central de gás.

PAC Rio Anil

Como parte de um pacote de obras que integram o plano de urbanização da avenida Jackson Lago, estão em fase de conclusão uma pista de skate e uma delegacia. 

Toda a área no entorno dessas construções foi urbanizada com pavimentação, feita com blocos de concreto, para garantir melhoria do acesso e mobilidade. Além de implantação de drenagem pluvial profunda e superficial.

Os resultados do PAC, na área localizada à margem esquerda do Rio Anil, são a construção da Avenida IV Centenário; Conselho Tutelar da Camboa; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Fé em Deus; Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT); Batalhão da Polícia Militar e revitalização das vilas Goreth e Veleiros; apartamentos entregues; melhorias habitacionais; reforma do Teatro Padre Haroldo, na Liberdade; construção da Praça Maria Firmina dos Reis; praça e urbanização da área no entorno da Igreja Sagrado Coração de Jesus; Praça Negro Cosme, na comunidade Fé em Deus; e Batalhão Tiradentes, na Liberdade.