Estrada da Vida: moradores relembram histórias da MA-119 e contam como a pavimentação feita pelo Estado mudou a rotina da comunidade

MA-119 representa mudança na vida da população de Santa Luzia e Altamira (Foto: Divulgação)

Asfalto chegando na porta de casa, máquinas e operários trabalhando. Essa cena já parece algo comum nas grandes cidades e centros urbanos. Mas esse asfalto novinho foi um sonho de décadas para quem mora em Santa Luzia e Altamira do Maranhão. As duas cidades eram interligadas por uma estrada em solo natural, um rally com lama e poeira, e o que deveria ser uma conexão, gerava muito mais um distanciamento para os moradores.

O passado difícil e a falta de acesso ficaram para trás. O Governo do Maranhão, por meio dos serviços da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), trouxe uma outra perspectiva para as famílias. Quem trabalhava todo dia pela rota da MA-119, entre Santa Luzia e Altamira, sabe exatamente o que significa ter uma pavimentação completa.

Flávio Aires é vendedor de leite na comunidade há mais de 15 anos e conta como a rotina de trabalho dele mudou para melhor. “São mais de quinze anos trabalhando com leite, eu levava o botijão no ombro, era muita dificuldade. Hoje, são apenas 15 minutos para passar por aqui. Graças a Deus foi uma melhoria muito grande para todos nós”, conta o vendedor.

Com a rodovia pronta, Flávio Aires conta que tem mais rapidez no transporte de sua produção (Foto: Divulgação)

Infraestrutura e qualidade de vida

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, reforça que cada vez que os municípios ganham novas rotas, e meios de estruturarem a conexão entre povoados e demais cidades da região, é uma forma de gerar emprego e atrair novos investimentos para cada cidade.

“Por onde passo tenho visto as mudanças que a pavimentação asfáltica traz para cada cidade. São famílias que conseguem ampliar seus negócios, é o comércio que aquece, o pequeno agricultor que realiza mais entregas e recebe mais insumos. Ou seja, é uma cadeia de investimentos que faz com que cada cidade ganhe muito mais que apenas asfalto”, disse Clayton Noleto.

Quem precisava de serviços médicos também sentiu na pele a mudança, com acesso fácil, rápido e seguro. Antônio Correia, morador de Santa Luzia, relembra a dificuldade que as famílias já passaram por não haver pavimentação no local. “Era uns 18 km de lama, e quando uma pessoa adoecia, a gente retirava a pessoa numa rede. Agora está bom, graças a Deus estamos bem”, disse.

Antônio Correia explica que a estrada facilitou o acesso à saúde (Foto: Divulgação)

A rodovia entre Santa Luzia e Altamira do Maranhão recebeu investimentos da gestão estadual ao longo de todo o percurso de 38 quilômetros, com nova pavimentação e sinalização vertical e horizontal.