Projeto Atitudes Acessíveis apresenta live sobre crianças com deficiências na primeira infância, nesta sexta (20)

Nesta sexta-feira (20), as secretarias de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Desenvolvimento Social (Sedes), realizarão a quarta discussão da 2ª Edição do Projeto Atitudes Acessíveis, com o tema “Dialogando sobre Deficiência Intelectual e Múltiplas na Primeira Infância”. O evento terá transmissão via Youtube, no canal Sedes Gov MA, no link https://bityli.com/OLDUX. 

A discussão será mediada pela secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz Carvalho, e terá a participação das convidadas: Amanda Previato, pedagoga, contadora de história e professora de Educação Especial; Kytania Dominici, graduada em educação física, especialista em Educação Física adaptada e inclusiva; e Poliana Gatinho, turismóloga, mãe de uma criança autista e ativista pelos direitos dos autistas no Maranhão.

A temática abordada sob a ótica da primeira infância, que vai de 0 a 6 anos, ressalta a importância de intensificar os cuidados nessa fase da vida, visto que é o período em que todos os estímulos serão determinantes para o desenvolvimento da criança ao longo da vida. “A primeira infância é a fase da vida em que a criança está com todos os canais abertos para receber os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento. A criança com deficiência não é diferente. As primeiras experiências, os vínculos com os pais e a família, a aquisição da linguagem, as brincadeiras, tudo isso é fundamental para que ela tenha um crescimento saudável e esteja preparada para viver em sociedade. Por isso é tão importante trazermos esta discussão”, explicou Beatriz Carvalho.

Este ano, o mês de agosto foi escolhido como o Mês da Primeira Infância, com o objetivo de chamar atenção sobre a importância do desenvolvimento da criança nessa fase da vida. 

No Maranhão, diversas ações estão sendo realizadas sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, em parceria com diversos órgãos, entre eles a Sedihpop. Para saber mais informações acesse o site www.sedihpop.ma.gov.br.

O Projeto Atitudes Acessíveis é coordenado pela Secretaria Adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SADPcD/Sedihpop) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para aplicação de práticas que promovam a acessibilidade.

SERVIÇO:

O quê: Live com o tema “Dialogando sobre Deficiência Intelectual e Múltiplas na Primeira Infância”, do Projeto Atitudes Acessíveis;
Quando: Sexta-feira, dia 20 de agosto, às 16h;
Onde: Ao vivo com transmissão via Youtube, no canal Sedes Gov MA, no link https://bityli.com/OLDUX.