Saúde, lazer e dignidade: em São Luís, serviços e equipamentos públicos mudam a vida no bairro Vila Nova e região

Saúde na Praça disponibilizou diversos serviços na área da saúde (Foto: Gilson Teixeira)

De acordo com estudo publicado em 2015 pela doutora em Geografia e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Júlia Kátia Borgneth Petrus, o bairro da Vila Nova, na região Itaqui-Bacanga, à época já apresentava a maior desigualdade socioespacial de São Luís, ou seja, região da cidade afastada, com maior desigualdade e de menor acesso a serviços públicos. Essa é uma triste realidade que vem sendo gradativamente alterada com ações simples e investimentos bem direcionados, elementos que vêm garantindo mais qualidade de vida à comunidade que mora no bairro.

No último dia 14 de agosto, o Governo do Maranhão realizou, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação Saúde na Praça, que durante oito horas disponibilizou aferição de pressão e glicemia; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); avaliação nutricional; vacinação (vacinas do calendário anual, não incluiu Covid-19); avaliação odontológica; preventivo; testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis, Covid-19), além de atendimento social e psicológico.

Foi por meio do Saúde na Praça que Suzy Rocha, 20 anos, pôde realizar pela primeira o papanicolau, exame preventivo do colo do útero. “Tive a oportunidade de fazer o preventivo ginecológico pela primeira vez. Tem que saber o que está acontecendo dentro da gente”, disse a moradora.

Mais de 3 mil atendimentos foram contabilizados no mutirão que foi realizado na Praça da Família, outra obra estadual na região. Programa de urbanização executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), a ideia da Praça da Família é revitalizar espaços ociosos, garantindo equipamentos públicos de lazer que estimulam a integração entre a comunidade.

Mais de 3 mil atendimentos foram contabilizados no mutirão que foi realizado na Praça da Família (Foto: Gilson Teixeira)

A Praça da Família na Vila Nova fica localizada em frente ao Hospital Aquiles Lisboa, unidade de saúde que ampliou seu atendimento com a abertura de 50 novos leitos clínicos, que se somaram aos 18 leitos de enfermaria já existentes e a duas novas salas de cirurgia, entregues no mês passado pela SES. 

“Entregamos a parte civil do Hospital Aquiles Lisboa, reformado pela Segov também em 2020 e fizemos a praça em frente ao hospital, dando beleza ao complexo”, frisou o secretário de Governo, Diego Galdino.

Inaugurado no final da década de 1930 para sediar o extinto asilo-colônia do Bonfim, leprosário que abrigou quase 1.400 pessoas nas cinco décadas em que esteve em funcionamento, o Hospital Aquiles Lisboa funcionou durante muitos anos apenas com um ambulatório, como explica o secretário de Saúde, Carlos Lula, ao falar sobre o Saúde na Praça.

“O Saúde na Praça leva serviços de saúde para perto das pessoas. Aqui é um lugar especial que ressignificou o Bonfim. Essa praça era um lugar abandonado e o Hospital Aquiles Lisboa era um hospital apenas com ambulatório. Hoje, a unidade é o maior hospital da área Itaqui-Bacanga com centro cirúrgico. Unimos duas coisas: prevenção de doenças e cuidamos de quem já esperava por cirurgia por conta da pandemia”, destacou Carlos Lula.

Para o governador Flávio Dino, a ampliação do hospital e a implantação da Praça da Famíla garante, respectivamente, autonomia hospitalar à área Itaqui-Bacanga e oportuniza lazer aos moradores.

“Ampliando o Aquiles Lisboa e o Centro Cirúrgico, garantimos autonomia hospitalar à área Itaqui-Bacanga e nós estamos cuidando também da urbanização e do lazer, dando oportunidade para as pessoas terem uma boa convivência, usufruindo da natureza”, pontuou o governador.

A ação Saúde na Praça foi uma realização da SES e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), envolvendo profissionais do Hospital Aquiles Lisboa e do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI).

Urbanização da Praia do Bonfim

Píer sendo construído na Praia do Bonfim. Vista privilegiada de São Luís (Foto: Divulgação)

E vem mais coisa boa para a região. Equipes da Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (Secid) já deram início a obra de urbanização da orla marítima da Praia do Bonfim. 

Os serviços incluem montagem de um píer, quiosques, calçadão, área da caminhada, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, dentre outros benefícios que devem garantir ao local título de novo ponto turístico de São Luís.