O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), informa que nenhum valor é cobrado para a participação no Programa Trabalho Jovem.

As capacitações oferecidas pelo programa são gratuitas. Salvo os órgãos que executam o programa, nenhuma outra instituição está autorizada a fazer cursos ou treinamentos em nome do Trabalho Jovem.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) –com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

As informações sobre qualquer ação ou atividade executada pelo Programa Trabalho Jovem podem ser conferidas por meio dos canais oficiais do Governo do Estado, das secretarias envolvidas e no site: www.trabalhojovem.ma.gov.br/

A Seinc reforça que já tomou todas as medidas legais referente às denúncias de uso indevido do nome do Trabalho Jovem. Qualquer pedido de pagamento em nome do programa deve ser denunciado ao Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos da Polícia Civil, localizado na Rua do Correio, 75, Bairro de Fátima ou por meio do telefone (98) 3214-8657.