Governo realiza vistoria em obras da nova unidade do Sorrir, em São Luís

Secretários Carlos Lula e Márcio Jerry durante vistoria (Foto: Márcio Sampaio)

A cidade de São Luís está prestes a ganhar mais um equipamento público que vai beneficiar milhares de pessoas oferecendo serviços odontológicos especializados. A nova Unidade de Especialidades Odontológicas (Clínica Sorrir), na Ponta do São Francisco, é a segunda da capital e a terceira do Maranhão. As obras do novo equipamento, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), seguem em ritmo acelerado e passaram por vistoria nesta quarta-feira (25).

“Estamos aproveitando um espaço que não teria essa utilização, melhorando ele para transformá-lo em uma Unidade Sorrir, para a comunidade do São Francisco. A Clínica Sorrir que funciona hoje na região central da cidade é um verdadeiro sucesso e para ampliar esse serviço teremos aqui cinco cadeiras funcionando em poucas semanas”, explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A obra da unidade, que fica localizada à margem da Avenida Ferreira Gullar, na Ponta do São Francisco, está sendo realizada pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). “As obras da nova Clínica Sorrir seguem em estágio bem avançado, estamos entrando na reta final para que no mês de setembro possamos entregar mais esse equipamento de saúde para a população”, destaca o secretário da Secid, Márcio Jerry.  

Após a conclusão do prédio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará as instalações e adequações de equipamentos. A unidade será administrada pelo Instituto Acqua.

“A abertura desta nova Unidade Sorrir beneficiará todo o Maranhão. Iniciamos esse projeto há três anos com a Clínica Sorrir da Beira Mar e, no início deste ano, inauguramos o Sorrir de Presidente Dutra, que já atende em média 150 pacientes por dia. Ações como essas só ajudam a população maranhense”, diz a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis. 

O projeto, que visa ampliar o acesso da população maranhense a diversos serviços de odontologia, é mais uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  

A nova Clínica Sorrir terá cinco cadeiras de atendimento, sendo duas adultas, duas pediátricas e uma para crianças com deficiência. Serão em média 16 atendimentos por cadeira, totalizando 80 atendimentos por dia.  

A unidade oferecerá ainda as seguintes especialidades: Endodontia, Clínica Geral, Prótese, Estomatologia, Dentística, Odontopediatria, Bucomaxilo, Estomatologia, Dentística, Periodontia, Ortodontia e Implantodontia. No Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT), serão ofertados exames laboratoriais, Radiologia panorâmica (digitalizada) e Radiologia periapical.