Sistema Prisional do Maranhão tem seis vencedores no 6º Concurso de Redação realizado pela Defensoria

Nesta seletiva do concurso foram inscritas 199 pessoas privadas de liberdade, além das participações de servidores.

Internos do sistema prisional do Maranhão venceram em duas categorias do 6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) destinado às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Os internos foram inscritos pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), por meio do setor de Supervisão de Educação.   

Uma das categorias foi conquistada por profissionais de educação que atuam no sistema prisional do Maranhão. Os reeducandos concorreram em nível nacional. Na categoria IV do concurso para alunos do 1° ao 3° ano, que estudam na modalidade do EJA – Educação de Jovens e Adultos, três internos venceram os primeiros lugares da categoria.     

O primeiro lugar foi conquistado pelo interno P.S.A.S, da Penitenciária Regional de Pedreiras; o segundo por J.A.T., da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís (UPSL5); e D.D.A., da Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas, ficou em terceiro lugar.   

Para o secretário da Seap, Murilo Andrade, o resultado do concurso da Defensoria Pública da União, foi resultado dos esforços que vem sendo implementados na gestão do governador Flávio Dino. “A cada ano aumentamos o número de internos que participam do concurso, e, consequentemente, o número de vencedores também. Prova disso, é que no sistema prisional praticamente todos os internos estão inseridos em atividades educacionais, e ainda possui uma taxa reduzida quanto ao número de analfabetos, apenas 0,116%”, disse o secretário da Seap, Murilo Andrade.   

O Maranhão ainda conquistou o segundo e o terceiro lugar na categoria III, para aqueles internos que estão cursando do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Como vencedores ficaram os participantes R.F.R, que ficou no 2º lugar; e M.P.S, no 3º lugar; ambos da Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas.   

Nesta seletiva do concurso foram inscritas 199 pessoas privadas de liberdade, além das participações de servidores.

A professora Christiane Teresa Silva Feitosa, da Penitenciária Regional de Imperatriz, ficou na segunda colocação da categoria VI, que é destinada aos servidores do sistema penitenciário e do sistema socioeducativo de todo o Brasil.   

O concurso de redação da DPU teve o tema: “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”. Que busca incentivar que os professores que lecionam no programa de educação nas unidades prisionais trabalhem o tema e estimular o debate com os estudantes, orientando a elaboração das redações no ambiente escolar.   

O Supervisor de Educação da Seap, Jayron Barbosa, celebrou a iniciativa da Defensoria Pública da União que todo ano promove o concurso de redação. “Devemos celebrar essa grande vitória do sistema prisional do Maranhão que sai com seis redações vencedoras. Isso só reflete o esforço e os resultados que estamos obtendo sob a liderança do governador Flávio Dino. É a educação oferecendo cada vez mais oportunidades para as Pessoas Privadas de Liberdade”, disse o Supervisor de Educação da Seap, Jayron Barbosa.   

Nesta seletiva do concurso foram inscritas 199 pessoas privadas de liberdade, além das participações de servidores.