Intercambista do Cidadão do Mundo é aprovada em universidade na França

A jovem intercambista Mariana de Assis (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Flávio Dino recebeu a bolsista do Programa Cidadão do Mundo e futura estudante de uma universidade na França, Mariana de Assis, no Palácio dos Leões nesta sexta-feira (3). A jovem, após ter voltado do intercambio no Canadá para aperfeiçoar o estudo na língua francesa, foi aprovada em abril deste ano em uma universidade na França, para cursar Turismo. 

A oportunidade foi proporcionada pelo Programa Cidadão do Mundo do Governo do Estado, voltado a universitários egressos da rede pública, que vão a outro país aprender uma língua estrangeira e conhecer uma nova cultura. 

Mariana ressaltou a importância do programa por permitir a vivência de outra cultura e a iniciativa do Governo em oportunizar as melhores chances de trabalho e estudo para os maranhenses. “O programa abriu as portas de emprego e estudo, vou agora cursar Turismo na França. São iniciativas públicas como esta, dispostas a dar essa mão para investir na juventude, que fazem a diferença. Procurem, jovens, oportunidades como o Cidadão do Mundo! Mesmo na pandemia encontramos governos como o do Maranhão, focado na educação da juventude”, afirmou a estudante. 

O governador Flávio Dino considera o programa Cidadão do Mundo uma ferramenta de transformação social. “É uma política pública que funciona, é exitosa, quebrando aquela ideia de que só o que é privado funciona. Esse sucesso será o reflexo às demais edições do programa, que vai permanecer. Agradeço a toda a equipe que participa deste programa e que os jovens aproveitem o máximo possível. Nossa juventude é o investimento mais importante para o Maranhão, pois serão o espelho de um futuro autêntico e promissor”. 

Mariana agradece o governador pelo incentivo estadual (Foto: Gilson Teixeira)

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, afirmou que o Governo tem um compromisso grande com a educação. “O Cidadão do Mundo desperta o que há de melhor nas pessoas. A Mariana é uma delas, que hoje dá um outro passo na vida. O governador Flávio Dino tem esse perfil de colaborar com as transformações de vidas da juventude e a gente vê o quanto é valoroso contribuir com esse processo; nos próximos anos teremos um novo Maranhão com jovens bem formados”. 

“O Cidadão do Mundo foi uma grande janela de oportunidades, foi a chance que eu tive de desbravar o mundo. Algo que, sem o suporte do Governo Flávio Dino, eu não teria conseguido”, ratificou Mariana. 

Programa Cidadão do Mundo

O Cidadão do Mundo tem o objetivo de oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) a jovens maranhenses de 18 e 24 anos, alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. As bolsas são nas modalidades de intercâmbio linguístico, estágio internacional e ensino médio no exterior.

O programa oportuniza muitos jovens a realizar sonhos, aprender uma nova língua, conhecer outras culturas e ter experiências de vida marcantes.