Governo recebe e distribui a municípios novas doses de vacinas contra a Covid-19

Novas doses chegaram à CEADI nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o Maranhão recebeu, entre os dias 6 e 9 de setembro, 332.300 doses de imunizantes. Nesta quinta-feira (9), chegaram ao estado 62.000 doses de CoronaVac e 36.270 de Pfizer. Na quarta-feira (8), o Maranhão já havia recebido 118.200 doses da CoronaVac e 72.540 da Pfizer e, na última segunda (6), 43.290 doses da vacina Pfizer.

As doses que chegaram nesta quinta-feira (9) foram encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes. As vacinas passarão por conferência antes de serem distribuídas aos 217 municípios na próxima semana.

Entrega para a Regional de Saúde de Santa Inês. (Foto: Divulgação)

Já o envio dos imunizantes que chegaram nos dias anteriores teve início na manhã desta quinta-feira, como explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira.

“Nesta quinta e sexta-feira estaremos distribuindo, por via aérea e terrestre, as vacinas Pfizer e CoronaVac recebidas nos últimos dias a todos os municípios maranhenses. As Regionais de Saúde beneficiadas no primeiro dia de distribuição foram as Regionais de Imperatriz, Açailândia, Metropolitana, Balsas, Barra do Corda, Santa Inês, Timon e Caxias. As demais, recebem os imunizantes nesta sexta-feira (10)”, explica a superintendente Tayara Pereira.

Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Com as novas remessas, o Maranhão totaliza 7.776.610 doses recebidas, sendo 2.284.280 doses da CoronaVac, 3.619.200 doses da AstraZeneca, 1.760.230 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.