Conheça a Juçara, atendente virtual do Governo do Maranhão

Serviço é baseado em inteligência artificial para tira-dúvidas de programas do Governo do Maranhão (Reprodução)

O Governo do Maranhão lançou sua nova atendente virtual, a Juçara. Neste primeiro momento, o foco é o atendimento aos servidores públicos do Estado. O serviço via Whatsapp permite aos usuários tirarem dúvidas sobre atendimento de saúde, pagamentos e auxílios, previdência social, entre outros assuntos.

O serviço é baseado em inteligência artificial. Contudo, se a dúvida não for sanada, existe a possibilidade de entrar em contato direto com atendentes reais do governo.

Ao mandar um “oi” para o WhatsApp do Governo do Maranhão, o cidadão recebe uma mensagem da assistente virtual.

“Olá! Eu sou a Juçara, mas pode me chamar de Ju! Sou a atendente virtual do Governo do Estado do Maranhão. Qual o seu nome?”, cumprimenta a atendente, no teste feito pela reportagem nesta quinta-feira (9).

Na sequência, é dada a opção para o usuário ser atendido como servidor ou público geral. No caso de servidores, ainda é perguntado se o funcionário público é beneficiário da assistência à saúde Funben (Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão).

Se o usuário for beneficiário, uma lista de serviços é apresentada nesta ordem:

1 – Atendimento de saúde
2 – Pagamento e auxílios 
3 – Previdência Social
4 – Perícia Médica
5 – PAI (Programa de Ação Integrada para o Aposentado)
6 – Funben
7 – Cartilha do Servidor 
8 – Capacitação

De fácil navegação, a comunicação se dá sempre pela escolha de uma opção, bastando digitar o número correspondente no campo de texto destinado à mensagem e enviar.

Por exemplo, a oitava opção trata sobre capacitação. Ao digitar o número 8, a Juçara responde com um texto sobre a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), instituição governamental que oferece formação e aperfeiçoamento aos servidores públicos estaduais do Maranhão, apresentando ainda o site onde é possível consultar os cursos com inscrições abertas.

Os passos seguintes do atendimento seguem essa mesma dinâmica, com opções numeradas, para que o interessado obtenha mais detalhes sobre o que procura ou encerre a conversa.

A ideia para esse novo canal é ser uma alternativa mais veloz e eficaz ao atendimento das redes sociais, como perguntas enviadas através do Facebook, Instagram ou Twitter. Ou seja, ao invés do indivíduo ter que buscar a página de uma secretaria ou do próprio governo para tirar uma dúvida, basta mandar um WhatsApp para a Ju através do telefone (98) 9100-6166 ou pelo link: https://api.whatsapp.com/send?phone=559891006166