Live às 11h desta sexta-feira (17): Governo do Maranhão entrega relatórios do Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), entrega os relatórios de Cenarização e de Zonificação do Zoneamento Ecológico-Econômico, referentes à etapa Bioma Cerrado e ao Sistema Costeiro, nesta sexta-feira (17), às 11h.

O evento virtual será transmitido pelas redes sociais oficiais do Governo do Estado e pelo Canal Imesc Maranhão no YouTube. O vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, participam da solenidade. 

A entrega é resultado do trabalho de um ano de pesquisas e envolveu mais de 200 estudiosos, que visitaram os 109 municípios do Bioma Cerrado e do Sistema Costeiro, o que corresponde a 60% da área do Estado do Maranhão e 40% da população. 

Os relatórios de Cenarização e Zonificação são documentos técnicos legais do Zoneamento Ecológico-Econômico e integram um conjunto de publicações, a exemplo do Sumário Executivo e do Caderno de Mapas que já foram entregues, e contribuem para a compreensão do território como um todo. O trabalho de cenarização contempla a construção de cenários prospectivos a curto, médio e longo prazos de forma a promover a sustentabilidade dos recursos ambientais e econômicos, especificando qual a situação do território no presente e as metas para torná-los mais sustentáveis. A cenarização é fundamental para nortear as políticas públicas do estado para os próximos 30 anos.

Já o relatório de Zonificação dividiu o território em 18 zonas estratégicas. O objetivo é apresentar as potencialidades ambientais, produtivas e socioculturais, além das fraquezas, forças e as ameaças do território. 

A entrega das pesquisas de Cenarização e de Zonificação conclui as diretrizes legais presentes no Decreto Estadual nº 35.177, de 12 de setembro de 2019, que disciplina as atividades e governança do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (ZEE/MA). E representa também o compromisso do governo Flávio Dino em concluir a totalidade do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão, aguardado pela sociedade maranhense há quase 30 anos. 

Todos os produtos já entregues, tanto do ZEE Bioma Amazônico como do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro, estão disponíveis para acesso nos sites do ZEE www.zee.ma.gov.br, SEPE www.sepe.ma.gov.br e Imesc www.imesc.ma.gov.br.  

O ZEE O ZEE é coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à SEPE, e conta com a colaboração técnico-científica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coexecutora dos trabalhos, bem como da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Embrapa Amazônia Oriental e do Serviço Geológico Brasileiro, além de órgãos e entidades do Governo do Maranhão. A próxima etapa do trabalho contempla a realização das audiências públicas nos municípios de Colinas, Balsas, Estreito, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha, Barreirinhas e São Luís. Já em novembro será entregue a minuta do Projeto de Lei do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro.

SERVIÇO:

O Quê
Entrega dos relatórios do Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro;
Quando 
Nesta sexta-feira (17), às 11h;
Onde: 
Transmissão via redes sociais do Governo do Maranhão e Canal Imesc Maranhão no YouTube.