Porto do Itaqui é recertificado na ISO 14001

O Porto do Itaqui recebeu recomendação para recertificação na ISO 14001, norma de reconhecimento internacional que atesta os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, exige compromisso da empresa com a prevenção à poluição e implementação de melhorias contínuas. O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (24), no final da auditoria, iniciada na segunda (20), sem nenhuma observação, recomendação ou não conformidade.

Para o presidente da EMAP, Ted Lago, esse reconhecimento por meio da recertificação na ISO 14001 “confirma a consistência do modelo de governança implantado no Porto do Itaqui, uma realização conjunta de uma grande equipe comprometida e responsável, focada em apresentar os melhores resultados”.

Ao fazer o anúncio, o auditor Jorge Tadeu Zanellatto Lisauskas, da ABS Quality Evaluations (sociedade classificadora marítima e offshore), destacou a cordialidade e transparência de todos os entrevistados, a consistência dos controles operacionais nas áreas de maior potencial poluidor, a gestão de emergências, a participação da área de Meio Ambiente em novos projetos da Autoridade Portuária e o Sistema de Gestão por Competências da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Ao longo da semana, Lisauskas analisou todos os processos e requisitos da norma, auditou 11 áreas e entrevistou 35 pessoas que atuam no porto. “Muito marcante aqui no Porto do Itaqui é a organização e a consciência que foi percebida nas pessoas que realizam os seus trabalhos, bem como o nível de competência da equipe. Cada um, de forma consistente, faz com o que o Itaqui seja diferenciado em relação à maioria dos portos que a gente tem visitado”, disse.

A norma foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. Desde 2018, o Porto do Itaqui integra o seleto grupo de portos públicos brasileiros que possuem a certificação ISO 14001.

Para obter a certificação, é preciso comprovar, por meio de documentação, controles e registros, que está comprometida com o seu Sistema de Gestão Ambiental. Um dos pontos importantes no trabalho que a EMAP realiza é a existência de um conjunto de objetivos e metas que se traduzem em procedimentos efetivamente implementados e amplamente conhecidos por colaboradores, terceirizados e parceiros.