Secretário do Trabalho e da Economia Solidária é eleito vice-presidente da Região Nordeste do Fonset

Eleição da nova presidência e mesa diretora do Fonset. (Foto: Divulgação)

O secretário estadual do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Jowberth Alves, foi eleito, nesta quarta-feira (29), vice-presidente da Região Nordeste do Fonset, durante a 116ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset). A reunião, que aconteceu em Brasília, elegeu uma nova mesa diretora e também o novo presidente nacional do fórum, Alberes Lopes, secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Pernambuco.

O gestor destaca a atuação do governador Flávio Dino, nas políticas públicas de geração de emprego e renda, que o levaram a assumir a vice-presidência da Região Nordeste pelo Fonset. “Assumo mais este compromisso que leva a excelência da gestão do governador Flávio Dino na defesa dos nossos trabalhadores, que o elegeram como melhor governador do Brasil. Políticas públicas que trazem a segurança e que mostram resultados para nossa população, assim também atuaremos no Fonset”, analisou o gestor.

Além da eleição da nova presidência e mesa diretora, o encontro com secretários estaduais de todo o país pautou medidas como a ampliação do Sistema Nacional de Emprego (SINE), apresentação do Plano de Ações e Serviços (PAES 2021) e orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para 2022.

“Nossa vinda aqui também é para apresentarmos as demandas ao Governo Federal, a exemplo da necessidade das ampliações das agências do SINE, um trabalho que já tem sido realizado pelo governo Flávio Dino, como a unidade mais recente entregue, a unidade de Bacabal. O Fonset é de suma importância para que possamos trocar experiências e debater medidas e estratégias e assim avançar na empregabilidade para os nossos jovens, mulheres, para comunidade LGBTQIA+ e nossos trabalhadores em geral”, afirmou o Jowberth Alves. 

Fórum

O Fonset é uma sociedade civil constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e mais a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. Criado no final dos anos 80, é um importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e o Governo Federal. 

Dentre outras finalidades, o fórum tem por objetivo definir e firmar posições em torno de problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos estados na definição de políticas públicas.