TaxiGov: servidores estaduais tem mais uma opção de app para mobilidade funcional

Desde que foi lançado, em agosto de 2020, o TáxiGov Maranhão, serviço de transporte para deslocamento funcional dos servidores e colaboradores da Administração Pública estadual, já gerou mais de R$ 5 milhões em economia para o Governo do Maranhão.

O serviço atualmente é ofertado por duas empresas: a Uber do Brasil Tecnologia LTDA e a GS Transportes, Locações e Investimentos Eireli, recentemente credenciada junto à Maranhão Parcerias (MAPA), responsável pelo programa. 

“A qualquer momento, empresas interessadas em prestar o serviço ao Governo do Maranhão podem entrar no site da MAPA e fazer o credenciamento. Nossa equipe técnica avalia se a empresa apresenta todos os requisitos necessários, conforme edital específico e, estando em conformidade, acontece o credenciamento”, explica o presidente da MAPA, Antonio Nunes. 

Para solicitar corridas em horário de trabalho junto à nova credenciada, o servidor deverá baixar o aplicativo GS98, disponível na App Store ou Play Store. Após realizar o download, é necessário criar uma conta e o uso só será autorizado após liberação do cadastro pela equipe técnica do TaxiGov.

É importante ressaltar que corridas pelos aplicativos da UBER e do GS98 só estão disponíveis no TaxiGov para servidores cadastrados e previamente indicados pelas secretarias e órgãos. A mobilidade deles é gerenciada e a corrida somente é paga após o gestor central e o revisor, apontados por cada secretaria ou órgão como responsáveis pela gerência interna do serviço, atestarem as viagens.  

Com esse mecanismo, o TáxiGov atende atualmente servidores de 32 órgãos do Governo do Estado e já contabilizou mais de 20 mil corridas em um pouco mais de um ano de funcionamento. A economia para os cofres estaduais com a desoneração de gastos com mão de obra, manutenção, abastecimento, aquisição e locação de veículos é um dos grandes diferenciais do programa. 

Agendamento de corridas é novidade no app GS Transportes

O credenciamento de múltiplos operadores visa a excelência da prestação do serviço, de forma que quanto mais empresas se credenciarem, melhor será atendido o interesse público. É o caso da GS Transportes que, somado às corridas tradicionais solicitadas via aplicativo, agora também disponibilizará o agendamento de corridas, de acordo com as necessidades do servidor.  

No site da MAPA (https://mapa.ma.gov.br) está disponível um tutorial explicando como realizar as solicitações de corrida no novo app, assim como utilizar o serviço de agendamento. 

Credenciamento

A contratação de novas empresas interessadas em prestar o serviço de transporte funcional para o Governo do Maranhão acontece através do edital de credenciamento 02/2020, disponível no link https://mapa.ma.gov.br/files/pregoes2/10_EDITAL_CREDENCIAMENTO_02_2020.pdf.

Somente pessoas jurídicas podem ser credenciadas e a prestação do serviço exige uma plataforma de tecnologia que permita acesso à solicitação de transporte terrestre “sob demanda”.