Maranhão cresce 111% em número de reeducandos inscritos no ENEM PPL 2021

Sala de aula em unidade prisional do Maranhão. (Foto: Clayton Monteles)

O Sistema Penitenciário Maranhense tem mais de 1.760 custodiados inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), o ENEM PPL 2021, que acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

É um crescimento de 111,2%, se comparado ao ano de 2018, quando apenas 834 internos realizaram a prova. 

O Enem PPL possui o mesmo nível de dificuldade do regular. Portanto, para que os custodiados estejam capacitados para a prova, são realizados aulões de revisão em todos os 54 estabelecimentos prisionais do estado.

A intenção é que a cada ano o número de participantes aumente consideravelmente, acompanhando a inserção das atividades educacionais dentro dos estabelecimentos penais.

“Desde 2018 os internos vem prestando o exame, e com o esforço das equipes de educação e dos próprios custodiados, hoje, além do número expressivo de internos que farão a prova, já temos outros cursando o nível superior”, disse o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

O esforço implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para elevar o índice de escolaridade das pessoas privadas de liberdade, resultou na inserção de 30 custodiados no ensino superior. 

Todas as aulas estão sendo realizadas na modalidade de Educação à Distância (Ead), por meio de bolsas ofertadas em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Fundação Pitágoras.