Cheque Minha Casa assegura dignidade e inclusão social para 400 famílias de Coelho Neto

Coelho Neto foi a primeira cidade contemplada com o processo de interiorização do programa (Foto: Divulgação)

Com o programa Cheque Minha Casa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), assegurou dignidade e inclusão social para 400 famílias de Coelho Neto, município situado na região Leste Maranhense. O Cheque Minha Casa é uma ação estadual destinada a melhorar as condições de vida da população de baixa renda, com prioridades para idosos e pessoas com deficiência. As famílias recebem até R$ 5 mil para apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes.

Como parte do processo de interiorização do programa, Coelho Neto foi a primeira cidade do interior maranhense a ser contemplada com a ação. No município, o programa teve início no mês de março deste ano e já está com mais de 90% das ações concluídas.

Para o secretário da Secid, Márcio Jerry, o objetivo é expandir ainda mais as atividades. “O Cheque Minha Casa é um programa exitoso. Já foram quase 12,1 mil famílias beneficiadas, mais de R$ 59 milhões injetados na economia. A edição de Coelho Neto marcou a interiorização do programa. É mais uma meta que o governador Flávio Dino está cumprindo: levar o Programa Cheque Minha Casa para todas as regiões do Maranhão”, destacou.

Maria Eva Leal, 58 anos, foi uma das beneficiadas com a política pública no município. Ela está desempregada e viu no programa uma oportunidade de dar mais conforto para sua mãe, Cristina dos Anjos Leal, 78 anos, que necessita de cuidados especiais. “Com o Cheque Minha Casa, consegui mudar a vida da minha família, principalmente da minha mãe. Hoje ela usa um banheiro, que antes nem tinha. Eu só tenho a agradecer, se não fosse o Cheque não teríamos condições de construir um banheiro novo. A iniciativa é muito importante para qualquer família, fiquei muito feliz”, afirma.

Além do município de Coelho Neto, a Secid  executou o programa na cidade de Buriticupu.

O Cheque Minha Casa

Criado pela Lei Estadual nº 10.506 de 2016 e regulamentado pelo Decreto no 34.148 de 2018, é um programa do Governo do Maranhão destinado a famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com foco principal para a adequação das instalações sanitárias dos imóveis e com prioridades para residências onde vivam pessoas com deficiência e idosos.

Podem participar as famílias que tenham renda mensal inferior a três salários mínimos e que não possuam outro imóvel. Além disso, o candidato ao programa deve ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída de, no mínimo, dois integrantes e comprovar que detém posse do imóvel há, no mínimo, três anos. Outro critério é não ter sido beneficiado com moradia em outro programa municipal, estadual ou federal.