MAPA apresenta Procedimento de Manifestação de Interesse Aeroporto de Barreirinhas em reunião da ABDIB

Nesta quarta-feira (06), a Maranhão Parcerias (MAPA) participou da reunião do Comitê de Aeroportos da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Na ocasião, o presidente da MAPA, Antônio Nunes, apresentou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Aeroporto de Barreirinhas a representantes de empresas especializadas em infraestrutura de aeroportos, concessionárias e seguradoras do setor.

Antônio Nunes destacou a região que solidifica o Maranhão como um importante destino turístico mundial, daí a necessidade de investimento no aeroporto. “O Aeroporto de Barreirinhas faz parte da chamada “Rota das Emoções”, um dos grandes destinos turísticos do país. A concessão daquele sítio aeroportuário será uma ótima oportunidade para investidores e representará ainda mais desenvolvimento econômico para a região”, disse.

Quanto ao PMI, além da melhor modelagem de concessão para o aeroporto, Nunes explicou que o procedimento busca também reunir as melhores soluções para a conclusão de obras pendentes no sítio aeroportuário, a certificação operacional com fins de pleno funcionamento e soluções que não envolvam o aporte de recursos pelo Estado em sua implementação. Para isso, serão priorizados alguns aspectos na seleção dos estudos quanto à harmonia com as políticas de desenvolvimento, a vocação turística do aeroporto, a exploração de empreendimentos acessórios e o menor prazo para conclusão das obras.

Cronograma

Os interessados em apresentar propostas para modelagem de concessão do Aeroporto de Barreirinhas têm até o dia 15 de outubro para requerer autorização junto à MAPA para participar do PMI.

Findado o prazo para submissão dos pedidos, a MAPA terá até o dia 20 de outubro para divulgar a lista de autorizados. A partir da publicação, eles terão até 45 dias para apresentar os estudos que serão avaliados por uma comissão de avaliação composta por membros da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e da MAPA.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o processo, os interessados poderão entrar em contato com a MAPA, por meio do endereço eletrônico: projetos@mapa.ma.gov.br e consultar no endereço eletrônico https://mapa.ma.gov.br todas as informações publicadas sobre o PMI.