Programa de Desenvolvimento de Fornecedores: Seinc e Fiema realizam Encontro de Negócios da Eneva

Seinc e Fiema realizam Encontro de Negócios da Eneva (Foto: Gustavo Sampaio)
Seinc e Fiema realizam Encontro de Negócios da Eneva (Foto: Gustavo Sampaio)

Nesta quarta-feira (6), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), a secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realizaram o Encontro de Negócios da empresa Eneva.

O evento reuniu mais de 70 empresas para efetuar o cadastro de fornecedores da Eneva. Realizado na Casa da Indústria, em São Luís, o evento integra o PDF Maranhão, do qual a Seinc e a Fiema fazem parte.

A abertura da rodada foi feita pelo secretário Simplício Araújo, da Seinc, que destacou que o evento é de grande importância não somente por dar oportunidades aos fornecedores locais, mas também por alavancar a retomada da economia no Maranhão. “Com estas rodadas de negócios, temos a possibilidade de abrir novos mercados e contribuir para a expansão dos negócios no Maranhão. É mais uma participação certeira da Seinc e do Governo do Estado em ações que visam a geração de emprego e renda no Maranhão”, ressaltou.

O Encontro de Negócios foi realizado em dois momentos: no período da manhã, foi realizado o cadastramento de fornecedores da Eneva, em que empresas de serviços de municípios como São Luís e Pedreiras participaram; já no período da tarde, empresas de fornecimento de materiais realizaram o cadastro. Além da Eneva, participaram do encontro as empresas compradoras Alumar, Vale, Cimento Bravo, LLucena Infraestrutura e Montisol.

Nova rodada

Seinc e Fiema realizam Encontro de Negócios da Eneva (Foto: Gustavo Sampaio)

O coordenador de suprimentos da Eneva, Eduardo Cintra, afirmou que uma nova rodada de negócios deverá ser executada em breve, na região próxima ao município de Santo Antônio dos Lopes – localidade onde a empresa, com apoio do Governo do Estado, por meio da Seinc, iniciou a fase de montagem mecânica da usina Parnaíba V, no Complexo Parnaíba.

“Nossa ideia é fazer outro evento no entorno de Santo Antônio dos Lopes, onde também estamos atuando, e procurar um contato maior com os fornecedores daquela região. Queremos criar esse relacionamento para que no futuro possamos gerar negócios não só para a Eneva, mas para todas as empresas mantenedoras do sistema”, disse Eduardo Cintra.

Com investimento total de R$ 1,3 bilhão no projeto, a operação em Santo Antônio dos Lopes está prevista para iniciar no segundo semestre de 2021. O objetivo da usina é ampliar a capacidade de geração de energia com mais eficiência na região do Médio Mearim, com geração de mais 70 MW de energia.

PDF Maranhão

Além da Seinc, o programa PDF Maranhão é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e é mantido pelas indústrias Alumar, Eneva, Equatorial Maranhão, Solar Coca-Cola e Vale, além de contar com 28 empresas apoiadoras e a parceria de diversas instituições ligadas ao comércio e indústrias locais.