Cresce em 93,75% o número de internos do sistema prisional inscritos para o ENCCEJA

Internos do Sistema Prisional do Maranhão vão participar do ENCCEJA PPL, que acontece neste mês (Foto: Clayton Monteles)
Internos do Sistema Prisional do Maranhão vão participar do ENCCEJA PPL, que acontece neste mês (Foto: Clayton Monteles)

Como forma de incentivar e manter os reeducandos inseridos em atividades educacionais, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), inscreveu 2.852 custodiados para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL). 

O número representa um crescimento de 93,75 % no número de inscritos em relação ao anterior, quando 1.472 custodiados se inscreveram para as provas. 

“O acesso à educação é fundamental para o processo de reinserção do preso na sociedade. Acreditamos que o preso que tem acesso à educação dificilmente irá voltar a reincidência, diferente daquele preso que não estuda e não tem uma novas perspectiva de vida”, avalia o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

Para realização do exame, os custodiados estão participando de revisão preparatória para as provas objetivas, que serão aplicadas, nos dias 13 e 14 deste mês, nas unidades prisionais do estado em que os internos estão custodiados.

O ENCCEJA PPL, fornece aos custodiados a possibilidade de alcançar novos níveis de escolaridade e uma nova perspectiva de vida.

Os critérios utilizados para a aprovação, são os mesmos do ENCCEJA regular – na qual, é divulgado o edital e a prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). 

O participante aprovado é certificado com a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.