Crianças de unidade da rede estadual de saúde participam de programação especial

Crianças tiveram uma programação especial no CER do Olho d´Água (Foto: Laécio Fontenele)

Crianças que fazem tratamento no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER), no Olho d´Água, participaram de um momento especial na última semana, em comemoração ao Dia das Crianças. As atividades incluíram brincadeiras, doação de brinquedos e interação com animais.

“É um momento terapêutico, de socialização, para as crianças colocarem em prática o que aprendem nas sessões dentro do contexto terapêutico, dentro do consultório. Nesta ação, elas têm a oportunidade de se manifestar. Trouxemos também animais para promover essa inserção e aproximação com cavalos”, frisou a diretora administrativa do CER, Eugênia Araújo Furtado. 

A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O equipamento oferece assistência a pessoas com deficiência intelectual, física ou múltipla, por meio de atendimentos com equipe multiprofissional. 

A agente de endemias Maria Gorete Cardoso levou o neto Ícaro para o momento de diversão. Ela elogiou a iniciativa e destacou os avanços no desenvolvimento do neto. “Muito boa essa atividade. Meu neto faz tratamento aqui há 3 anos, terapia com psicólogo e fonoaudiólogo, e desenvolveu bastante. Ele não tinha tato nas mãos, tinha problemas de aprendizagem e agora está sendo mais fácil a alfabetização dele”, disse Maria Gorete. 

Seu Valdemir Pereira levou o filho Isaque Levi e comentou da alegria proporcionada por esse momento diferente. “Vocês estão de parabéns. Dá gosto ver a alegria e a felicidade deles aqui. Meu menino faz tratamento com neuropediatra e psicólogo há quase 2 anos e melhorou muito. Ele está bem mais calmo e atencioso depois das consultas e tratamento”, disse o autônomo.

Valdemir Pereira e o filho Isaque Levi (Foto: Laécio Fontenele)

Participaram da ação os profissionais que atuam no CER, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Na segunda-feira (11), ação semelhante ocorre no Anexo do CER, na casa TEA, que atende pacientes do Espectro Autista.