Setur divulga destinos maranhenses na 48ª Abav Expo & Collab 2021

Secretário Catulé Júnior participou da maior feira de turismo da América Latina (Foto: Divulgação)

Os atrativos turísticos maranhenses foram destaque na maior feira de turismo da América Latina, Abav Expo & Collab 2021, que finalizou na noite de sexta-feira (8). Durante três dias, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur/MA) organizou capacitação para agentes de viagem, ações promocionais como a inclusão de propagandas em táxis de Fortaleza e reuniões estratégicas que visam atrair parcerias e investimentos.

“A participação do nosso estado foi muito elogiada no evento e estamos tendo a oportunidade de divulgar e realizar negócios junto a investidores e operadores de turismo. Tivemos reuniões produtivas com a Decolar, Gol, Ita, Azul, Schultz, Abreu, dentre outras. Iniciamos também a campanha ‘Próxima parada: Descobrir o Maranhão’ nos táxis do aeroporto de Fortaleza e ainda esse ano teremos novas campanhas promocionais pelo Brasil”, pontuou o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior.

Além do secretário estadual de Turismo do Maranhão, estiveram presentes também os secretários municipais de Turismo de São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina, Estreito e Paulino Neves e ampla participação de agentes de viagens, hoteleiros, membros do Sebrae e imprensa especializada.

Feira de Turismo

Atrativos turísticos maranhenses foram destaque na maior feira de turismo da América Latina (Foto: Divulgação)

Na 48ª edição, o Maranhão participa com um stand próprio, adquirido com recursos do Governo do Estado e compartilhado com secretários municipais e com quase 90 empresários do setor. O atendimento recebeu visitantes de todo o país e do Mercosul, tanto de forma presencial como on-line. Foram quase 15 mil participantes e 187 expositores.

A feira também contou com espaço para palestras, oficinas, coletivas e capacitação dos destinos como a  ministrada pelo secretário adjunto da Setur, Hugo Paiva Veiga, que abordou com detalhes as regiões mais visitadas do Maranhão.

A sócia da agência Torre da Lua Ecoturismo, Cinthia Noleto, falou sobre a importância desse espaço para os profissionais que atuam no segmento. “Excelente a disponibilização desse espaço para divulgarmos nossos serviços da Chapada das Mesas e fazer negócios com o empresariado local, nacional e internacional”.

O evento contou com reunião do Consórcio Nordeste que reúne os 9 estados da região para definição de pauta conjunta como voos regionais, planejamento de campanhas e participação coletiva em feiras de turismo.

Destaque para a eleição da nova diretoria e reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) na qual o Maranhão também esteve presente nesse espaço de construção de estratégias e políticas públicas para o turismo no país.

Maranhão também esteve presente no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Foto: Divulgação)

Maranhão: Paraíso do Kitesurf

Além das campanhas promocionais dos polos indutores (Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas e São Luís), a Setur deu início a promoção segmentada como a recém lançada pelo Governo que é a “Maranhão: Paraíso do Kitesurf”.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da atividade turística por meio da prática do esporte com foco em cidades como Tutóia, Atins, Santo Amaro e a capital São Luís, conhecida como melhor local para velejo urbano no Brasil. Mistura perfeita entre amplo litoral, ventos, natureza e esporte.

“No início, quando lançamos a campanha Maranhão Terra de Encantos, focamos nos destinos para consolidar as imagens e agora na renovação estamos focando em nichos. Estamos passando por uma renovação na nossa comunicação e começamos a lançar o kitesurf e em breve ampliaremos para segmentos como cultura e natureza”, explica Cristiane Muller, superintendente de Promoção, Eventos e Marketing da Setur/MA.

A estratégia tem como base o bom momento vivido pelo estado na retomada das atividades turísticas, despontando como um dos destinos mais procurados no turismo de lazer, com 100% de ocupação hoteleira na temporada de inverno e 85% neste mês.

“Foi a melhor temporada dos últimos 21 anos no Maranhão, a procura está imensa principalmente nos Lençóis Maranhenses, pessoas de todo o mundo apaixonadas pelo nosso paraíso”, comentou o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur), André Guttemberg.

A realização de press trips, capacitações e investimentos de dezenas de milhões em infraestrutura turística com o programa Destino Lençóis e Delta estão entre as estratégias utilizadas para alavancar o Maranhão na vitrine do turismo.