XVI Semana do Teatro será realizada no formato híbrido

A XVI Semana do Teatro no Maranhão acontecerá entre 13 e 19 de dezembro e cada categoria terá uma premiação específica (Foto: Divulgação)

Sempre com talento, alegria e diversidade, a Semana do Teatro no Maranhão exerce lugar de grande evidência para as Artes Cênicas. Nesse ano de 2021, o evento tem como objetivo fortalecer vínculos, promover a cultura e fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os artistas. Toda a programação acontecerá no mês de dezembro e será realizada no palco do Teatro Arthur Azevedo e em outros espaços de cultura do Estado.

Diante do atual cenário, considerando ainda as medidas de prevenção contra a Covid-19, a XVI Semana do Teatro no Maranhão terá como linha conceitual e estética o incentivo ao protagonismo de mulheres, LGBTQIA+, pretas/pretos, indígenas, pessoas com deficiência, dentre outros. A classificação será livre, transmitida e assistida de forma híbrida, com apresentações gravadas (inéditas ou não) e ao vivo. Das programações que irão compor o evento, estão: Mostra Praia Grande de Cenas Curtas; Mostra Universitária Luiz Pazzini; Mostra Stand Up; Contação de Histórias; Performance/Instalação, Espetáculos, Oficinas, Webinar, Café Cultural e Rodada de Negócios.

As inscrições deverão ser feitas por preenchimento de formulário divulgado no link https://linktr.ee/semanadeteatro2021 no período de 18 de outubro a 03 de novembro de 2021. Poderão participar do processo seletivo: artistas e estudantes, atores, coletivos culturais, grupos, companhias, produtoras teatrais, que contemplem fins artísticos, culturais e educativos como atividade econômica principal em seu Estatuto ou Contrato Social.

Na mostra Universitária Luiz Pazzini poderão participar Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas. Os proponentes das Instituições de Ensino Superior (IES) devem apresentar declaração da Coordenação do curso.

Edital

A XVI Semana do Teatro no Maranhão acontecerá entre 13 e 19 de dezembro e cada categoria terá uma premiação específica. No caso de menores de idade, a inscrição deve ser feita pelo responsável legal, acompanhada de documentos solicitados no edital.

Para saber mais sobre a programação do evento, e sobre os documentos necessários para a realização da inscrição, acesse a íntegra do edital, disponível no blog do Teatro Arthur Azevedo (teatroarthurazevedooficial.blogspot.com), no site da Secma (cultura.ma.gov.br) e nos perfis @teatroarthurazevedooficial e @semanadoteatro_ma_2021, no Instagram.

Premiações

Mostra Praia Grande de Cenas Curtas – Os artistas concorrerão ao Troféu Apolônia Pinto e premiação para os cinco primeiros colocados;

Mostra Luiz Pazzini (mostra não competitiva) – Os artistas participarão de uma Residência com grupo convidado;

Mostra Stand Up – Os artistas concorrerão à premiação para os três primeiros lugares. Será entregue o Troféu Apolônia Pinto somente para o vencedor da Mostra.

Contação de Histórias – Os artistas selecionados receberão cachê. Não haverá Troféu Apolônia Pinto para esta modalidade.

Performance/Instalação – Os artistas selecionados receberão cachê. Não haverá Troféu Apolônia Pinto para esta modalidade.

Espetáculos – Os espetáculos selecionados receberão cachê. Não haverá Troféu Apolônia Pinto para esta modalidade.