Audiências Públicas do ZEE Bioma Cerrado e Sistema Costeiro serão realizadas em Chapadinha e Barra do Corda

O 4º dia de Audiências Públicas do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), etapa Bioma Cerrado e Sistema Costeiro, será realizado de forma simultânea nos municípios de Chapadinha, localizado a 246 km de distância de São Luís, e em Barra do Corda, a 450 km da capital, nesta sexta-feira (22), às 9h. Iniciadas na terça (19), as audiências já passaram por Pedreiras, Colinas, Presidente Dutra, Balsas, Caxias e Estreito. Já na próxima segunda (25) será a vez de Barreirinhas e, na terça (26), será em São Luís.  

Realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), as audiências públicas são uma das formas de participação da sociedade no processo de construção do ZEE. Além delas, também podem ser feitas contribuições via formulário no site www.zee.ma.gov.br, carta registrada e e-mail. 

O auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Chapadinha será o local do encontro. Já em Barra do Corda, a audiência, com foco para os povos indígenas, acontece no auditório da Polícia Militar, além de ter transmissão via sala virtual para toda a sociedade, com acesso após inscrição no link http://amplo.imesc.ma.gov.br/#/form/YNYU40N8.

ZEE

O Bioma Cerrado e Sistema Costeiro ocupam 60% do território maranhense, envolvem 109 municípios e 40% da população estadual. A construção do ZEE contempla as etapas de diagnósticos do Meio Físico, do Meio Biótico, do Meio Socioeconômico, Jurídico-Institucional, além do Prognóstico, Cenarização, Banco de Dados Cartográficos e Zoneamento Territorial. 

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais. No Maranhão, o ZEE é coordenado pelo IMESC, autarquia vinculada à SEPE, e conta com a colaboração técnico-científica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coexecutora dos trabalhos, bem como da UFMA, da Embrapa Amazônia Oriental e do Serviço Geológico Brasileiro, além de órgãos e entidades do Governo do Estado.

Todos os relatórios já entregues sobre o Cerrado e Sistema Costeiro estão disponíveis para acesso da sociedade nos sites do ZEE (www.zee.ma.gov.br), da SEPE (www.sepe.ma.gov.br) e do IMESC (www.imesc.ma.gov.br).

Audiências

– Dia 22 – Barra do Corda, no auditório da Polícia Militar, com foco para os povos indígenas; e sala virtual com acesso disponibilizado após inscrição no link http://amplo.imesc.ma.gov.br/#/form/YNYU40N8.

– Dia 22 – Chapadinha, no auditório da UFMA.

– Dia 25 – Barreirinhas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

– Dia 26 – São Luís, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque; e em sala virtual, com acesso disponibilizado após inscrição no link http://amplo.imesc.ma.gov.br/#/form/4A39WCQ5.

SERVIÇO

O quê: Audiências Públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro
Quando: Sexta-feira (22), às 9h.
Onde: Em Chapadinha, no auditório da UFMA; e em Barra do Corda, no Batalhão da Polícia Militar.