O penúltimo dia da série de 10 audiências públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (ZEE-MA), etapa Bioma Cerrado e Sistema Costeiro, será realizado na próxima segunda-feira (25), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) do município de Barreirinhas, localizado a 252 km de distância de São Luís.

Iniciadas esta semana, as audiências já passaram por Pedreiras, Colinas, Presidente Dutra, Balsas, Caxias, Estreito, Barra do Corda e Chapadinha. O encerramento será na próxima terça-feira (26) em São Luís, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

Realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), as audiências públicas são uma das formas de participação da sociedade no processo de construção do ZEE. Além delas, também podem ser feitas contribuições via formulário no site www.zee.ma.gov.br, carta registrada e e-mail.

ZEE

O Bioma Cerrado e Sistema Costeiro ocupam 60% do território maranhense, envolvem 109 municípios e 40% da população estadual. A construção do ZEE contempla as etapas de diagnósticos do meio físico, do meio biótico, do meio socioeconômico, jurídico-institucional, além do prognóstico, cenarização, banco de dados cartográficos e zoneamento territorial.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais. No Maranhão, o ZEE é coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), e conta com a colaboração técnico-científica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coexecutora dos trabalhos, bem como da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Embrapa Amazônia Oriental e do Serviço Geológico Brasileiro, além de órgãos e entidades do Governo do Estado.

Todos os relatórios já entregues sobre o Cerrado e o Sistema Costeiro estão disponíveis para acesso da sociedade nos sites do ZEE (www.zee.ma.gov.br), da SEPE (www.sepe.ma.gov.br) e do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).

SERVIÇO
O quê: Audiências Públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro.
Quando: Segunda-feira, (25), às 9h.
Onde: Auditório do IFMA, em Barreirinhas.