Movimentos de Juventude têm até dia 25 para se inscreverem no Conselho Estadual da Juventude 2022-2023

O período de inscrições de Movimentos e Organizações de Juventude para o edital de convocação do Conselho Estadual da Juventude 2022-2023 foi prorrogado até o dia 25 de outubro. As inscrições podem ser feitas de forma presencial na sede da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), localizada na Rua do Egito, 207, Centro, em São Luís, ou on-line através do formulário no site www.juventude.ma.gov.br.

O Conselho Estadual da Juventude (Cejovem) é um espaço de participação e interlocução da juventude com o poder público no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude. A composição é feita por 30 cadeiras, sendo 15 da sociedade civil e 15 do poder público.

A secretária de Estado da Juventude e atual presidente do Cejovem, Tatiana Pereira, destaca a importância da participação da sociedade civil no conselho. “Este processo de convocação da sociedade civil, através dos movimentos e organizações da juventude, é um momento muito importante e legitimo, pois abre portas para que as juventudes organizadas em suas várias formas de identidade possam participar de processos de construção de políticas públicas e de fiscalização das mesmas. E o Cejovem é isso, um espaço de participação popular da juventude maranhense”, enfatizou.

O Cejovem tem uma formação plural, com representantes dos segmentos juventudes: entidades de movimento estudantil universitário; movimento estudantil secundarista; juventudes partidárias; do movimento de cultura e esporte; juventudes religiosas; movimento de juventude negra; movimento de juventude rural; jovens com deficiência; juventude indígena; movimento LGBT e movimento de jovens feministas.