Governo realiza reunião com coordenadores do Programa Agente Jovem Ambiental

Coordenadores do AJA participaram de reunião com representantes da SEMA e do Inagro (Foto: Thalia Lemos)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, na terça-feira (26), reunião de alinhamento com os coordenadores que irão atuar dentro do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Onze profissionais foram selecionados, numa parceria com o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), e farão parte do programa para fazer o acompanhamento das atividades dos Agentes Jovens Ambientais.

O AJA é executado pela SEMA e possui coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão. Ele tem o objetivo de promover a inclusão social e ambiental de 2 mil jovens maranhenses entre 16 e 21 anos, por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

“Hoje nós fizemos uma reunião com os coordenadores do AJA, pois eles cuidarão do protagonismo juvenil desses dois mil jovens que estão nos 217 municípios do nosso estado. Portanto, esse alinhamento com a Escola Ambiental, SEMA e demais secretarias é para que possamos fortalecer, cada vez mais, os projetos socioambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado sob a liderança do governador Flávio Dino. Essa reunião é, também, para que possamos conhecer os coordenadores, explicar o curso, e, acima de tudo, a forma como eles irão desempenhar esse belíssimo trabalho em torno desse projeto tão formidável que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado”,  declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim. 

De acordo com a coordenadora da Escola Ambiental, Criciele Muniz, “reunimos, hoje, com os coordenadores regionais do AJA, um momento para poder socializar e compartilhar esse programa, criado pelo governador Flávio Dino, que visa trazer o protagonismo de 2 mil jovens nos 217 municípios para que eles possam atuar em projetos socioambientais sustentáveis. Agora, a nossa grande tarefa é dar continuidade e efetividade a esse programa que tenho certeza que vai dar muito certo e trazer um resultado muito grande para nossa população, e, sobretudo, para nosso meio ambiente”, disse.

Na ocasião, além do secretário Diego Rolim, estiveram presentes a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Karla Genésio, a superintendente de Educação Ambiental, Stefanny Portela, a chefe da Assessoria de Planejamento da SEMA, Joanice Reis, o gestor da Unidade Gestora de Atividade Meio (UGAM), Vinícius Noleto, a servidora do Setor Financeiro, Letícia Rolim, o chefe da Assessoria de Comunicação, Kleo Souza, a supervisora do setor de Recursos Humanos, Ana Cristina, o diretor da INAGRO, Fábio Santos, o advogado da INAGRO, Hugo Costo, e os onze coordenadores que vão atuar no AJA.