Porto do Itaqui mantém certificação em Segurança da Informação

Reunião realizada em ambiente virtual com representantes, diretores, gestores e equipe técnica. (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui renovou, nesta semana, o selo de excelência na gestão da Segurança da Informação, com a manutenção da certificação da Norma ISO 27001, anunciada na tarde de terça-feira (26). A reunião de resultado de auditoria foi realizada em ambiente virtual, com a presença do diretor de Administração e Finanças, Artur Costa; representando o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; demais diretores e gestores; e equipes técnicas das gerências da Qualidade e de Tecnologia da Informação, as mais diretamente ligadas aos processos auditados.

“Esse resultado tão positivo aumenta a nossa responsabilidade de rodar esse sistema, ainda mais na qualidade de empresa pública. E nesse sentido destaco a importância das auditorias para o exercício da melhoria contínua, que é base da nossa evolução. Fica o nosso agradecimento a toda a equipe EMAP, especialmente aos nossos colaboradores da Qualidade e da Tecnologia da Informação, e o nosso compromisso com a manutenção das ações”, afirmou Artur Costa.

Além da ISO 27001, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, é também certificada pelas normas ISO 9001 e 14001, que atestam, respectivamente, excelência na gestão da Qualidade e do Meio Ambiente, conquistadas anteriormente.

O Sistema de Gestão da Segurança da Informação da EMAP foi auditado em sua aplicação aos processos de gerenciamento operacional e faturamento do Porto do Itaqui, incluindo os serviços de tecnologia da informação necessários a esses processos, como internet, redes wi-fi, proteção por firewall, rádios digitais de comunicação, sistema de controle de acesso, sistema de vídeo-monitoramento e servidores de banco de dados.

Ao final da avaliação, a recomendação da manutenção da certificação foi concedida sem nenhuma não conformidade. “Parabéns pela forma como vocês abraçaram a certificação e pela qualidade dos processos na organização, pelo empenho e desempenho das equipes. Ficamos contentes em ver um sistema de gestão rodando assim”, disse o auditor Nilson Salvetti.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, credenciada no Inmetro para certificação na ISO 27001 e integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países.

Política do Sistema de Gestão da Segurança da Informação

Comprometida com o gerenciamento, a medição e o melhoramento continuado de todos os aspectos referentes à segurança da informação, a EMAP mantém um Sistema de Gestão da Segurança da Informação com foco nos seguintes princípios:

– Garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de propriedade da EMAP ou sob sua custódia, com vistas a garantir a continuidade dos processos e qualidade na prestação dos seus serviços;

– Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis;

– Praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Segurança da Informação.