Atividade foi realizada em Timon (Foto: Divulgação)

O Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Projeto: Psicologia, Saúde e Bem-Estar, promoveu uma palestra referente à prevenção da sífilis, com o tema: “Sífilis, Eu sei. Você sabe?”, ministrada por Olavo Mendes, psicólogo e especialista em terapia cognitiva comportamental do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do município de Timon. 

A psicóloga do Centro Socioeducativo, Dannyara Aguiar, destacou que o projeto foi criado para trabalhar áreas da psicologia da saúde para que os socioeducandos possam obter maiores informações sobre diferentes demandas que fazem parte do cotidiano. “O projeto vem para trazer maiores informações, conscientização, prevenção, a respeito da saúde e bem-estar dos adolescentes. Tanto a saúde biológica quanto a saúde mental”, afirma. 

Para um dos socioeducandos, a palestra sobre prevenção é um conhecimento que dever ser replicado. “Eu aprendi que a pessoa para se relacionar com outro tem que se cuidar, prevenir e usar camisinha para não contrair nenhuma doença e também realizar os exames de rotina”, declara o adolescente.

De acordo com o palestrante Olavo Mendes, uma atividade que fala sobre saúde sexual e reprodutiva é importante para que que os jovens entrem em contato com esse tema, que deve deixar de ser um tabu na nossa sociedade. “As infecções sexualmente transmissíveis estão muito prevalentes e só através da informação que poderemos conscientizar as pessoas a respeito da prevenção, seja através do uso do preservativo ou através de outros métodos que dispomos. É necessário que sejam realizadas diversas ações ligadas à saúde, educação, assistência social, para multiplicar a informação e levar mais qualidade de vida para as pessoas”, pontua.