Governo do Estado finalizou Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, em São Luís

Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, realizado em São Luís nesta quinta-feira (4). (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realizou, nesta quinta-feira (4), o Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, em São Luís, com participação dos representantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Centro Novo, Presidente Medici e São João do Carú.

Os encontros aconteceram desde o mês de julho e percorreram todas as regionais do estado: Açailândia, Imperatriz, Viana, Pinheiro, Presidente Dutra, Grajaú, Pedreiras, Caxias, Itapecuru-Mirim, Bacabal, Chapadinha, Rosário, Balsas, São João dos Patos, Zé Doca, Bela Vista e, por fim, São Luís. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município, apoiando iniciativas de organizações voltadas para a promoção de pautas femininas, multiplicando os resultados e o alcance dessas ações.

A Secretaria de Estado da Mulher entende como fundamental a importância da realização de ações permanentes e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. Para isso, articula e mobiliza, junto aos municípios, agendas coletivas, visando o fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino.

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, destaca a importância dos encontros para o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres maranhenses, através da escuta e dialogo direto com as gestoras de cada município. “É um grande momento com a região metropolitana. Depois de ter feito essa escuta no Maranhão inteiro, iniciando em Açailândia, seguindo para Imperatriz, e percorrendo todas as regionais do Estado, conversando diretamente com os organismos de políticas públicas para as mulheres, para garantir os direitos das mulheres maranhenses no combate à violência, no fortalecimento da autonomia econômica”, destaca a secretária.

A solenidade de abertura iniciou com apresentação das Angoleiras de Upaon Açu, e em seguida com a composição da mesa, que contou com a secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Coronela Augusta; a superintendente das Delegacias Especializadas das Mulheres, Draª Kazumi Tanaka; a gerente geral da Plan International – Escritório do MA, Creuziane Barros; a vice-presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Maria Ribamar Cardoso; a representante da 4° maior favela do Brasil, Jhuliana Costa; a conselheira Estadual da Mulher, Francisca Cardoso; e a ouvidora geral da Defensoria Pública do Maranhão, Fabíola Diniz.

Na oportunidade, a secretária-adjunta da SEMU, Antonieta Lago, e as chefes do DEGA, DEMA, Autonomia Econômica e Ouvidoria, Ana Rosa; Priscyla Freitas, Rebeca Alexandre e Tamires Ribeiro estiveram presentes.

As atividades desenvolvidas fazem parte das ações do Governo do Estado para garantir os direitos das mulheres, através de políticas públicas, e oferecem treinamentos e capacitações para gestoras públicas e corpos técnicos de secretarias municipais. A programação aconteceu durante os meses de julho e agosto, visitando as regionais do estado, e chega agora à sua última etapa na capital.