“Doe Lenços”: Secretaria de Transparência arrecada mais de cem lenços de tecido em campanha alusiva ao Outubro Rosa



Na Secretaria de Transparência e Controle (STC), o Outubro Rosa foi marcado pelo cuidado com mulheres que lutam contra o câncer. Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o órgão estadual mobilizou servidores em uma ação de arrecadação de lenços de tecido, que serão utilizados como adorno por mulheres que passam por tratamento oncológico. A iniciativa contou, inclusive, com o apoio espontâneo da representação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em São Luís, que abraçou a campanha.

Intitulada “Doe Lenços”, a ação promovida pela STC foi realizada em parceria com o projeto “Usando Lenços Criando Laços”, coordenado pela professora Roberta Aguiar. Ela contou que a ideia para criar o projeto surgiu após ela ter sido acometida pelo câncer. “Surgiu a partir da minha vivência em relação à doença. O objetivo é fazer com que as mulheres resgatem a autoestima delas, independentemente do tipo de câncer”, disse a professora.

Os adereços foram entregues por equipe da STC à coordenadora do projeto nesta sexta-feira (5), na sede da secretaria. “Eu espero que as mulheres que receberão esses lenços os utilizem pelo menor tempo possível, que logo elas se recuperem, e que nesse período a gente possa estar presente na vida delas através desses lenços, trazendo acolhimento”, ponderou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães, durante a entrega.

A campanha levantou 130 doações, embaladas uma a uma e acompanhadas por cartão com curta mensagem motivadora. A atenção aos detalhes foi motivo de alegria para Roberta. “Eu estou surpresa, porque eu pensei que eu apenas receberia os lenços, mas fui surpreendida com essa ação de muito amor”, afirmou a professora.

Do total de lenços arrecadados, 90 serão distribuídos a mulheres da capital e do interior do estado através da articulação do projeto “Usando Lenços Criando Laços”. Os outros 40 serão doados diretamente pela STC à Fundação Antônio Bruno na próxima semana.