Gestores escolares, professores, estudantes e lideranças quilombolas de Itapecuru participam, na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), de Ciclo Formativo e Roda de Conversa sobre Educação Quilombola, que ocorrerão na sede do município e no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, respectivamente. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) e o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA).

O Ciclo Formativo tratará das Diretrizes Curriculares Estaduais para a qualidade da Educação Escolar Quilombola no Sistema de Ensino do Maranhão; e a Roda de Conversa debaterá o “Protagonismo, contexto sociocultural e histórias dos Quilombos”, como aconteceu na regional de Pinheiro na semana passada.

Na cidade de Itapecuru, o Ciclo Formativo será realizado no Centro de Ensino Newton Neves, localizado na Travessa Itapemirim, Centro, das 9h às 13h de quinta-feira. Já a Roda de Conversa, ocorrerá no CEQ Rafaela Pires, no Quilombo Santa Rosa dos Pretos, na sexta-feira, das 9h às 16h.

Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola

As Diretrizes Curriculares Estadual para a Qualidade da Educação Escolar Quilombola no Sistema de Ensino do Maranhão foram instituídas pela Resolução Nº 189/2020 – CEE/MA, e compõem um conjunto de políticas públicas de ações afirmativas na perspectiva de Promoção da Igualdade Racial estabelecidas no Programa Maranhão Quilombola. 

A Seduc prevê a operacionalização das Diretrizes com um conjunto de ações articuladas, objetivando o fortalecimento da qualidade da Educação Escolar Quilombola, com o intuito de garantir processos de ensino e aprendizagem positivos para estudantes oriundos de territórios quilombolas. Para fortalecer as ações estabelecidas, foi criado um Grupo de Trabalho para Implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola. 

O Grupo de Trabalho é constituído de segmentos do movimento negro e movimento quilombola, Conselho de Educação do Estado, Conselho de Igualdade Racial e das secretarias estaduais de Igualdade Racial e Educação. Dentre as ações, estão pautadas formações para os quadros funcionais do sistema educacional, de forma sistêmica e regular, de forma colaborativa com Instituições de ensino superior, sociedade civil, movimento negro, entre outros que possuem conhecimento da temática.