Detran-MA anuncia novo sistema on-line e mais mutirões para exames práticos

Representantes do Detran e de autoescolas durante reunião (Foto: Divulgação)

A Diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) se reuniu, na tarde de segunda-feira (8), com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), Jefferson Ribeiro Campos, e proprietários de autoescolas. Participaram do encontro: o diretor administrativo do Detran-MA, Rorício Vasconcelos, representando o diretor-geral, Francisco Nagib; e o diretor operacional, David Ximenes.

Rorício Vasconcelos abriu a reunião lembrando a abertura do Detran ao diálogo e que todas as medidas adotadas pelo órgão ligadas às autoescolas sempre foram discutidas com a categoria para implementação. Ele explicou as ações realizadas pela gestão estadual para resolver problemas, como é o caso da inconsistência do sistema on-line.

“A instabilidade do sistema não causa transtornos somente para os usuários, mas também para nós. Estamos fazendo tudo que podemos para resolver isso. A solução é um novo sistema, o Detran Net, para o qual já estamos migrando e que deverá entrar em operação em dezembro próximo. A nova plataforma evitará as quedas do sistema e tornará mais ágil e eficiente o atendimento on-line e a prestação de serviços aos usuários”, explicou Rorício Vasconcelos.

O diretor explicou como o sistema do Detran-MA funciona atualmente. Ele é alimentado via Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), por meio da qual o Detran tem acesso aos dados nacionais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Essa comunicação de dados tem tido interrupções constantes, por isso, a mudança para o novo sistema garantirá a regularidade do funcionamento.

O presidente do Sindauma, Jefferson Campos, informou os prejuízos causados pela inconsistência do sistema para as autoescolas e para os alunos. Ele também solicitou a ampliação do número de examinadores, assim como a realização de mais exames práticos veiculares para agilizar o acesso dos alunos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Os alunos nos pressionam, pois querem suas carteiras, e, muitas vezes, não conseguimos marcar os exames por queda do sistema, e isso necessita de uma solução urgentemente. O aumento do número de examinadores também é importante”, frisou.

Rorício Vasconcelos destacou que haverá continuidade dos mutirões de exames práticos aos sábados, o que vai garantir a agilidade do processo. Os próximos mutirões ocorrerão nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro. Serão ofertadas 1.292 vagas com essa força-tarefa, que será realizada no pátio do Detran-MA, no Castelinho, no Cohatrac e na Cidade Operária; e também nas cidades de Paço do Lumiar, Imperatriz, Santa Inês, Timon e Bacabal. O diretor informou, ainda, que será estudada a viabilidade do aumento do número de examinadores.

Os dirigentes também falaram sobre o projeto Carro Exame, que será implantado pelo Detran-MA para dar mais segurança, transparência e agilidade aos exames práticos de direção veicular, pois os examinadores utilizarão tablets para lançarem as notas dos candidatos de forma on-line. Assim, o resultado será informado logo após o exame.

Também participaram da reunião: Vinicius Camilo, Moreira Neto e Wallace Darlan, proprietários de autoescolas.