Promovendo a geração de emprego e renda, Seinc entrega fardamentos para estagiários do Trabalho Jovem em Bacabal

Entrega de fardamentos do Programa Trabalho Jovem para estagiários em Bacabal (Foto: Divulgação)

Na tarde de sexta-feira (12), a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), representando o Governo do Maranhão, realizou uma cerimônia de entrega de fardamentos para estagiários do programa Trabalho Jovem, do Polo Bacabal.

Representando o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o subsecretário da pasta, Expedito Júnior, dialogou com os estagiários e parabenizou a participação da juventude de Bacabal no programa.

“É um programa que foca em dar oportunidades em todo o Estado do Maranhão. E em Bacabal não foi diferente. Fizemos a diferença aqui, e não somente nesta cidade, mas também em toda a região do Médio Mearim. É mais uma grande iniciativa do governador Flávio Dino e do secretário Simplício Araújo”, destacou Expedito Júnior.

Mais de 70 jovens tiveram a oportunidade do primeiro emprego ou de estágio social no Polo Bacabal. “Tive a oportunidade de dialogar com eles, ouvindo as impressões de cada um para podermos aplicar novas diretrizes por meio da nossa equipe da Seinc e do Governo do Maranhão”, acrescentou o subsecretário.

O estudante Marcus Vinicius, morador de Bacabal, agradeceu a implantação do Trabalho Jovem na cidade. “Com esta ação, eu pude aprimorar meus conhecimentos, entrar no mercado de trabalho e me capacitar profissionalmente”, disse.

Trabalho Jovem

Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos e disponibilizou 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e conta com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Jovem Empreendedor

Com o eixo Cooperação Estratégica, que integra a ação Jovem Empreendedor, do programa Trabalho Jovem, a Seinc já realizou capacitações por todo o Maranhão, passando por municípios como São Luís, Pinheiro, Pedreiras, Imperatriz, Governador Edison Lobão, dentre outros.

No total, foram mais de 1.000 jovens alcançados – durante as ações, foram ofertadas assessorias gratuitas aos polos de comércio, aos pequenos empreendimentos e, também, para a população de baixa renda da localidade, com cursos de “Marketing em Vendas”, “Redes Sociais”, “Atendimento” e “Finanças”.