Governo vai reformar o Conjunto dos Bancários, no Centro de São Luís

A intervenção vai dinamizar o comércio na região (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de discutir o início das obras de revitalização do Conjunto dos Bancários, o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, se reuniu na sexta-feira (12), na sede da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), com os moradores do Conjunto dos Bancários, localizado na Rua Barão de Itapary, Centro Histórico de São Luís. A reunião serviu para alinhar as diretrizes das obras de reforma que o Governo do Maranhão vai realizar nos imóveis.

As melhorias envolvem a revitalização da área externa e comuns dos prédios. A ação integra o projeto Cores na Cidade, que tem o objetivo de incrementar o turismo com melhorias urbanas em vias tradicionais do conjunto arquitetônico preservado de São Luís, além de contemplar as ações de recuperação do reboco, pintura das fachadas, revitalização e pintura de gradis e esquadrias dos prédios.

Na oportunidade, o secretário da Secid, Márcio Jerry, falou sobre a importância da intervenção. “Por determinação do governador Flávio Dino vamos iniciar a obra, que é esperada há mais de 50 anos. A intervenção dos oito blocos do residencial tornará a região mais alegre, os imóveis mais preservados e valorizados”, destacou.

Segundo a moradora Irislene Silva, sindica do residencial, a obra tem a aprovação dos moradores. “Estamos muito felizes por essa inciativa que vai melhorar a nossa qualidade de vida, além de valorizar muito nosso imóvel. Adoramos o projeto e agradecemos a todos os envolvidos”.

O morador Francisco Lisboa também salientou a mudança de vida que os serviços vão garantir. “Nós não tínhamos condições de realizar uma reforma no prédio e, para nós moradores, essa obra é motivo de grande alegria. Ela vai transformar a paisagem, a vida dos moradores e das pessoas que transitam pela região”, afirmou.

Reunião

Na ocasião, foi apresentado aos proprietários dos imóveis, o projeto descritivo e o cronograma das obras. As obras iniciam na terça-feira (16) e consistem na  pintura da fachada, recuperação da calçada, gradil, portões de acesso, iluminação externa, lixeiras, paisagismo e intervenção artística. O conjunto dos Bancários possui 8 blocos e 47 apartamentos.